Muitas histórias envolveram os jacarés do Parque Barigui. Em 2007, ao menos três animais foram avistados no local e um deles foi recolhido ao Zoológico de Curitiba depois de atacar um cachorro da raça poodle, assustando visitantes com a cena de terror. Já em 2012, outro jacaré foi capturado por equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente após a divulgação de um vídeo que mostrava visitantes muito próximos do animal. O “astro” de quatro patas foi solto no Mato Grosso do Sul, mas um colega pode ter permanecido no parque.
- Leia também - Biólogos levantam a fauna do Parque Barigui. Veja fotos!
De acordo com a bióloga Patricia Weckerlin, do Museu de História Natural, responsável pelo monitoramento da fauna nos parques de Curitiba, as últimas informações recebidas pela prefeitura a respeito de jacarés no Barigui foram registradas entre 2013 e 2015, quando um deles foi localizado por visitantes. “Um ornitólogo [estudioso de aves] que estava no parque chegou a fotografar o jacaré, mas a equipe do Museu de História Natural monitorou o parque depois disso e não conseguiu encontrá-lo”, afirma.
Em junho de 2013, esse jacaré apareceu para um grupo de turistas no Parque Barigui
Raphael Sobania é o ornitólogo responsável pelas imagens. Segundo ele, no dia em que o jacaré apareceu - 29 de junho de 2013 – vários turistas norte-americanos participavam de um passeio para observação de pássaros no parque. “Eu estava guiando esse grupo, quando vi o filhote de jacaré naquele lago menor, próximo da academia. Ele apareceu dentro do lago e depois saiu da água”, contou.
Para os turistas, a aparição do animal não passou de algo típico de passeios de observação em meio à natureza. No entanto, o guia sabia que jacarés não eram vistos com facilidade no Barigui e decidiu registrar o momento. “Fiquei acompanhando o animal por alguns minutos e até filmei quando ele tentou pegar um frango d´agua”.
O registro valeu a pena, já que que o animal permaneceu longe dos olhares humanos por mais de um ano e só reapareceu em novembro de 2014. Dessa vez, ele chegou a mobilizar equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Zoológico de Curitiba, que o procuraram por alguns dias e chegaram a cogitar a possibilidade de uma nova captura.
O assunto caiu no esquecimento e o jacaré voltou a chamar a atenção em novembro de 2015, quando o ornitólogo conseguiu fotografá-lo mais uma vez. “Eu estava sozinho observando pássaros e percebi o animal se movimentar no mesmo local onde estava na primeira vez, naquele lago menor perto da academia”, comentou. Segundo o observador, se tratava do mesmo jacaré avistado em 2013. “Só que ele estava bem maior”.
Onde estão os jacarés?
De acordo com a bióloga Patricia, essas fotos foram os últimos registros dos jacarés no Parque Barigui. Depois disso, a prefeitura não possui mais nenhuma informação a respeito. Por isso, não é possível confirmar que o animal ainda esteja ali. “Ele pode ter se deslocado para outro local ou até mesmo ter morrido, mas não podemos afirmar nada. Inclusive, ele pode aparecer novamente”, aponta Patricia.