Pessoas com cegueira ou baixa visão terão mais facilidade para apreciar as obras do Museu Oscar Niemeyer (MON), a partir do próximo sábado (13). Esse é o dia de lançamento do programa “MON Para Todos”, que irá disponibilizar maquetes, legendas e materiais em braile, audioguias e aplicativos para visitantes do museu com deficiências visuais.
Serviço
Sábado (13/5), às 17h
Pátio das Esculturas
Ponto de encontro em frente à bilheteria do museu, a partir das 16h30
Entrada gratuita
Museu Oscar Niemeyer (MON) – Rua Marechal Hermes, 999
De acordo com o MON, o objetivo do programa é promover a autonomia de visitantes com deficiência visual no museu. Os recursos de acessibilidade estarão disponíveis em um conjunto de 14 obras do acervo, que se encontram no Pátio das Esculturas do museu.
Outro elemento do programa é uma maquete tátil que permite que o visitante conheça a estrutura arquitetônica do MON. Além das obras, também foram feitas alterações na estrutura do museu, que agora conta com um piso podotátil, uma superfície em relevo que auxilia a locomoção de quem tem dificuldades de visão.
Todas as ações foram desenvolvidas com a consultoria em acessibilidade e ação educativa inclusiva da museóloga Amanda Tojal. Segundo o museu, pessoas com deficiência visual acompanharam todas as fases de preparação do programa.
Ao longo do ano, o “MON Para Todos” também fará visitas mediadas e oficinas artísticas desenvolvidas especialmente para grupos de visitantes com deficiência visual.
Colaborou: Cecília Tümler
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião