Morreu na noite desta quinta-feira (10) a oitava vítima de afogamento nesta temporada desde o início da Operação Verão 2018/2019, no dia 21 de dezembro. A média de mortes é de 1 a cada 2,5 dias. O jovem, de 20 anos, que havia se afogado no dia 1º de janeiro na região de Matinhos, no Litoral do Paraná. O rapaz se afogou em uma área entre os balneários de Albatroz e Currais e estava hospitalizado há dez dias por causa das consequências do incidente.
De acordo com a tenente Ana Paula Zanlorenzi, do Corpo de Bombeiros, o jovem foi encaminhado ao Hospital Regional de Paranaguá em estado grave, pois havia engolido muita água e os batimentos cardíacos estavam fracos no momento do atendimento. “Logo que os guarda-vidas iniciaram o atendimento, fizeram os procedimentos de reanimação, juntamente com uma equipe médica”, explica. Até o helicóptero de salvamento foi empregado na ação de socorro à vítima.
Leia mais: Calouro veterano: 1º lugar geral da UFPR tem 34 anos e já é formado pela USP
A região onde ocorreu o afogamento é uma área de entreposto, ou seja, não há guarda-vidas ali, o que é sinalizado pela bandeira preta. O Corpo de Bombeiros orienta aos banhistas que não entrem no mar em regiões sinalizadas com bandeira preta ou vermelha.
Na terça-feira (8) um homem de 25 anos que praticava pesca com arpão morreu afogado no balneário de Pontal do Sul, numa região conhecido como Ponta do Poço. O corpo da vítima só foi localizado quase 24 depois.
No sábado (5), outro homem de 25 anos morreu afogado, desta vez em Guaratuba, no balneário de Coroados. Por volta das 16h30 daquele dia o Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer o resgate de três homens que estavam se afogando. Dois deles, um de 24 e outro de 23 anos, conseguiram se salvar, mas um morreu. Uma equipe dos bombeiros chegou a fazer o atendimento ainda na areia e até o helicóptero foi acionado.
Deixe sua opinião