Larissa Perez, de 20 anos, foi a terceira vítima fatal da explosão de uma churrasqueira no bairro Sítio Cercado, em Curitiba. Ela estava internada no Hospital Evangélico Mackenzie desde sábado (02), dia da explosão, mas não resistiu aos ferimentos. A morte da jovem foi confirmada nesta manhã de segunda-feira (04).
Receba as principais notícias do PR em seu celular
Wemerson Souza e Gustavo Castro, ambos com 26 anos, morreram no dia do acidente. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, um outro homem já recebeu alta, e com isso, apenas uma pessoa segue internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A morte de Larissa, que teve 80% do corpo queimado com a explosão, comoveu amigos nas redes sociais. O caso deixa o sinal de alerta ligado quanto à forma como algumas pessoas iniciam um churrasco. O “fazer” o fogo tem suas particularidades e o uso inadequado de líquidos inflamáveis pode ser fatal. De acordo com o Resgate Voluntário Parceiros da Vida, que acompanhou o atendimento, moradores contaram que um galão com gasolina foi usado na churrasqueira e isso pode ter causado a explosão.
O uso de etanol ou gasolina no carvão para acender o fogo é uma prática de alto risco, desaconselhada pelos Bombeiros. A tenente do Corpo de Bombeiros Ana Paula Bagge, em entrevista ao Bom Dia Paraná da RPC, nesta segunda-feira, relatou o perigo de se utilizar esse recurso. “O Corpo de Bombeiros orienta para que as pessoas tomem cuidado, e existem materiais próprios no mercado para realizar a ação com segurança como bastão ou álcool gel. No momento que se utiliza líquidos inflamáveis, ela espalha o produto dentro da churrasqueira ocorrendo a evaporação de gases. Ela não percebe e acaba inalando, e com o contato com o fósforo ou outra fonte de ignição pode ocorrer uma explosão ou incêndio”, alertou a tenente .
Além dos Bombeiros, churrasqueiros de fins de semana ou mesmo chefs de cozinha alertam para o perigo. Leandro Aron Fernandes, da The OX Room Steak House, reforçou que existem meios seguros para iniciar o fogo. “Uma maneira muito fácil de acender o fogo é utilizar óleo de cozinha. Faça uma trouxinha de papel toalha e encharque com óleo de soja. Ponha no meio do carvão, fazendo uma ‘casinha’ com algumas achas, tomando cuidado para deixar espaço para o ar entrar. Acenda o papel e, na hora que o óleo esquentar, vai queimar o carvão. Aí jogue um pouco mais de óleo em volta”, ensina Fernandes.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião