Uma das principais avenidas de Curitiba vai servir de laboratório para uma novidade no trânsito da capital. A partir desta quarta-feira (21), um trecho da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã, vai receber um espaço exclusivo para que motociclistas esperem o sinal verde em frente aos carros, facilitando a arrancada. A medida já existe em cidades como São Paulo e Brasília e passa a existir em Curitiba a partir de uma parceria da Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) visando reduzir o risco de acidentes.
Veja como a nova área vai funcionar
Os testes estão sendo feitos em um cruzamento da avenida próximo ao prédio do Detran. A área dedicada aos motoqueiros fica entre a faixa de pedestres e a linha de contenção dos carros e é devidamente sinalizada. Segundo o órgão, a Avenida Victor Ferreira do Amaral foi escolhida por ser a avenida de acesso ao órgão e por apresentar uma grande circulação de motocicletas de Curitiba e da Região Metropolitana, já que por ali passam motoristas em direção a Piraquara, Pinhais e outras cidades. Porém, ainda não há planos de levar o projeto para outros cruzamentos.
Para o diretor-geral do órgão, Marcos Traad, a utilização dos boxes deve trazer mais segurança e agilidade no trânsito. “A maior expectativa é que o uso experimental do box nos permita avaliar de forma concreta o impacto de uma maior visibilidade das motos na questão da segurança no trânsito. Acreditamos que será positivo, pois os motociclistas terão preferência na saída do sinaleiro e não vão precisar ocupar os corredores das vias”, explica. “Por outro lado, ao saberem do espaço, as motos poderão circular com uma tranquilidade maior, sem ter que imprimir mais velocidade e nem competir por espaço com outros motoristas, melhorando o fluxo”. Em 2017, foram registrados 4 mil acidentes envolvendo motos em Curitiba.
Atualmente, a capital tem cerca de 150 mil motos, segundo dados do Detran. Entre eles está Paulo Cruz, de 56 anos e que há 30 pilota pela cidade. Segundo ele, faz diferença para as motos poder ocupar um espaço mais livre durante a parada no sinaleiro. “Acredito que o box vai diminuir bastante os acidentes, as batidas laterais e os toques em retrovisores. Sem ele, as motos disputam um espaço reduzido entre os carros e isso é ruim para todos. Acho que o principal resultado disso será o aumento na segurança”, diz.