Um acidente com um caminhão-tanque causou a morte do motorista e vazamento de produto químico no Rio São João, em Guaratuba, no Litoral do Paraná. O caminhão que transportava herbicida tombou por volta das 19h de quarta-feira (13) no km 668 da BR-376. A pista foi completamente interditada até quase 1h30 da manhã de quinta-feira (14). O motorista morreu.
- Veja o vídeo - caminhão tomba em Guaratuba
Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) foram até o local na manhã desta quinta avaliar o impacto ambiental do vazamento do produto químico. Parte do Rio São João estava com água verde na manhã desta quinta. Como o produto é solúvel na água, é de difícil contenção.
A contaminação já chegou à cidade de Garuva, em Santa Catarina, e pode seguir até a Baía de Guaratuba, onde o Rio São João desagua. Os técnicos estão percorrendo o leito do rio para tirar amostrar e fazer análises. Inicialmente, não foram encontrados peixes mortos no rio, mas é possível que isso aconteça de um a dois dias após o vazamento.
A concessionária Arteris Litoral Sul, responsável pelo trecho, emitiu um comunicado informando que a água do Rio São João no trecho entre Guaratuba e Garuva não deve ser ingerida, utilizada para banho, pesca ou fins agrícolas. De acordo com a empresa, a recomendação foi feita pela própria Defesa Civil, que sugeriu a suspensão temporária desas atividades como medida de precaução.
Também foram ao local do acidente agentes da Defesa Civil para acompanhar o vazamento do produto químico e da Polícia Civil, para apurar as condições da morte do condutor.