Após cair de uma altura de 10 metros na tarde de sábado (24), durante uma escalada em um morro de São Luiz do Purunã, em Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba, uma mulher de 29 anos foi socorrida de helicóptero pelo Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar (BPMOA). A mulher estava consciente quando foi socorrida e encaminhada para o hospital. Os socorristas precisaram fazer a técnica conhecida como McGuire, içando a vítima com corda para dentro da aeronave. A manobra é feita em locais de difícil acesso, quando a aeronave não consegue pousar.
Segundo o BPMOA, a mulher sofreu vários ferimentos. “A preocupação da equipe de resgate foi com uma possível lesão causada por uma batida na cabeça. As informações foram repassadas pelo tenente Maikon Venâncio Correa, que pilotava a aeronave”, disse o cabo Marco Scheaffer.
“A mulher usava os equipamentos de segurança. Provavelmente, estava praticando escalada. Os primeiros-socorros foram prestados por um policial federal que estava no local, de folga. As equipes foram acionadas e o resgate efetuado”, contou.
Com a chegada da equipe, os bombeiros do 7º GB desceram de rapel até a vítima. Depois, o tenente Maikon realizou a manobra de aproximação do helicóptero entre as árvores e um membro da equipe desceu pela corda da aeronave, para içar a vítima. De acordo com a equipe, o local era de difícil acesso. Por causa da extensão do paredão, foi preciso um cabo de 50 metros para subir a vítima.
A mulher foi encaminhada consciente a um hospital de referência em Curitiba. Assista imagens do resgate:
Com Marina Silva isolada, agenda ambiental de Lula patina antes da COP-30
Paraná e São Paulo lançam alternativas ao Plano Safra para financiamento do agronegócio
De Silveira a presos do 8/1: sete omissões da pasta de Direitos Humanos de Lula
Dino vira peça-chave para o governo em menos de um ano no STF