A partir desta quinta-feira (11), motoristas que trafegarem pela faixa exclusiva de ônibus ao longo das ruas Alfredo Bufren e Amintas de Barros, no Centro de Curitiba, serão multados. A exclusividade começou a valer no dia 28 de março e, desde então, o novo esquema de trânsito na região passava por um esquema de adaptação.
- Leia também: Sinalização de estacionamento muda em Curitiba e motorista com carro parado na vaga leva multa
A infração - de natureza gravíssima - acarreta a perda de sete pontos na carteira de habilitação, multa de R$ 293,47 e remoção do veículo.
A multa para quem estacionar do lado esquerdo das vias, onde antes havia estacionamentos rotativos regulados pelo Estar, já estava valendo desde o dia que a faixa exclusiva começou a funcionar.
RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp
Conversão
Veículos de passeio que precisarem acessar a garagem de um imóvel podem entrar na faixa exclusiva neste trecho.
Quem precisar fazer a conversão à direita para as ruas transversais àquelas vias com faixas exclusivas pode acessar a faixa exclusiva na própria quadra em que for virar, no trecho sinalizado com linha tracejada pintada no asfalto.
Sétima faixa
A faixa exclusiva de ônibus que abrange parte da Alfredo Bufren e Amintas de Barros, no trecho entre a praça Santos Andrade e a reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi a sétima deste tipo em Curitiba.
Segundo a prefeitura, a mudança vai beneficiar mais de 41 mil pessoas que, diariamente, utilizam uma das 13 linhas de ônibus que circulam pela região: Circular Centro; Canal da Música/Vista Alegre; Novena, Augusto Stresser; Jardim Social/Batel; Itupava/Hospital Militar; Detran/Vicente Machado; Capão da Imbuia/Parque Barigui; Higienópolis; Hugo Lange; Sagrado Coração; Pinhais/Campo Comprido e Bairro Alto/Santa Felicidade.
Deixe sua opinião