A partir desta quinta-feira (11), motoristas que trafegarem pela faixa exclusiva de ônibus ao longo das ruas Alfredo Bufren e Amintas de Barros, no Centro de Curitiba, serão multados. A exclusividade começou a valer no dia 28 de março e, desde então, o novo esquema de trânsito na região passava por um esquema de adaptação.
- Leia também: Sinalização de estacionamento muda em Curitiba e motorista com carro parado na vaga leva multa
A infração - de natureza gravíssima - acarreta a perda de sete pontos na carteira de habilitação, multa de R$ 293,47 e remoção do veículo.
A multa para quem estacionar do lado esquerdo das vias, onde antes havia estacionamentos rotativos regulados pelo Estar, já estava valendo desde o dia que a faixa exclusiva começou a funcionar.
RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp
Conversão
Veículos de passeio que precisarem acessar a garagem de um imóvel podem entrar na faixa exclusiva neste trecho.
Quem precisar fazer a conversão à direita para as ruas transversais àquelas vias com faixas exclusivas pode acessar a faixa exclusiva na própria quadra em que for virar, no trecho sinalizado com linha tracejada pintada no asfalto.
Sétima faixa
A faixa exclusiva de ônibus que abrange parte da Alfredo Bufren e Amintas de Barros, no trecho entre a praça Santos Andrade e a reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi a sétima deste tipo em Curitiba.
Segundo a prefeitura, a mudança vai beneficiar mais de 41 mil pessoas que, diariamente, utilizam uma das 13 linhas de ônibus que circulam pela região: Circular Centro; Canal da Música/Vista Alegre; Novena, Augusto Stresser; Jardim Social/Batel; Itupava/Hospital Militar; Detran/Vicente Machado; Capão da Imbuia/Parque Barigui; Higienópolis; Hugo Lange; Sagrado Coração; Pinhais/Campo Comprido e Bairro Alto/Santa Felicidade.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana