Depois de duas semanas de funcionamento, os motoristas que transitarem pela faixa exclusiva de ônibus na Rua General Mário Tourinho, no bairro Seminário, em Curitiba, serão multados a partir desta segunda-feira (4). Segundo a prefeitura, a infração é de natureza gravíssima, com pena de 7 pontos na carteira e multa de R$ 293,47, além da possibilidade de ter o veículo guinchado.
O trajeto exclusivo aos ônibus se estende por um trecho de 1,1 km da Mário Tourinho, entre a Avenida Vicente Machado e o terminal do Campina do Siqueira, diminuindo o tempo de viagem dos ônibus que passam pela região. Desde o dia 21 de janeiro, quando a faixa exclusiva entrou em operação, agentes de trânsito têm monitorado a situação e orientado os motoristas que passam pelo local.
Veja também: Menino sofre amputação ao pôr o braço para fora de ônibus na região de Curitiba
“Logo nos primeiros dias, pudemos perceber que o motorista se adaptou rapidamente à novidade e a grande maioria já começava a respeitar a faixa exclusiva”, disse Rosangela Battistella, superintendente de Trânsito.
Próximas faixas
E essa não vai ser a única faixa exclusiva para ônibus da região. No Centro, a Rua André de barros deve também ganhar uma pista exclusiva para o transporte coletivo no trecho que vai da Rua 24 de Maio à Desembargador Westphalen, em frente à Praça Rui Barbosa. A previsão é que ela começasse a valer já nesta segunda-feira, mas as chuvas da última semana impediram a pintura da faixa e implantação da via exclusiva foi adiada até que os trabalhos sejam finalizados.
Leia mais - BPTran aplicou 33 mil multas em 2018 em todo Paraná
Além disso, entre fevereiro e março, um trecho de 750 metros das ruas Alfredo Bufren e Amintas de Barros vai se ganhar a via dedicada para ônibus. De acordo com a Setran, essa faixa vai começar na Rua Presidente Faria e vai até a Rua General Carneiro. Essa alteração vai beneficiar 13 linhas de ônibus.
Deixe sua opinião