Faixas de pedestre em Curitiba terão fiscalização reforçada a partir desta segunda-feira (2), como parte de uma campanha para alertar motoristas sobre a importância do respeito às travessias - questão delicada na capital. De acordo com a Superintendência Municipal de Trânsito (Setran), entre janeiro e o início de agosto de 2019 foram registradas 7.254 infrações por desprezo às normas das faixas, o equivalente a mais de 1 mil multas por mês.
A ação vai começar no Centro e depois se estender pelos demais bairros da cidade, em trechos onde há faixas sem semáforos. Após as orientações neste mês de setembro, a pasta promete ser mais implacável na aplicação das multas.
“A ideia é dar orientação a esses motoristas durante o mês de setembro e, a partir de outubro, entrar com reforço na fiscalização. Caso não haja respeito por parte do motorista, ele poderá ser autuado”, adianta a superintendente de trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella.
As travessias elevadas também entram na ação, porém, o objetivo é que os motoristas passem a encarar com mais responsabilidade as áreas onde não há outro tipo de sinalização. As ações serão encabeçadas por agentes de trânsito e também por guardas municipais, que desde fevereiro de 2018 passaram a fiscalizar e a emitir multas no trânsito de Curitiba.
Conforme a Setran, as irregularidades em áreas de faixa de pedestre incluem os três enquadramentos previstos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Um deles diz respeito a estacionar sobre faixa destinada a pedestre; outro, parar sobre a área específica e, o terceiro, parar sobre faixa na mudança de sinal luminoso.
Nas ruas
A ação educativa começou na manhã desta segunda-feira (2) e continua nos próximos dias, em dois períodos: das 7h30 às 9h30 e das 16h às 18h.
Até sexta-feira (6), a atividade será levada a cruzamentos centrais movimentados. Veja todos os pontos onde haverá fiscalização durante esta primeira semana:
-Rua 24 de maio: entre Dr. Pedrosa e Visconde de Guarapuava
-Avenida Affonso Camargo x Francisco Torres
-Rua Alferes Angelo Sampaio, 2.300
-Rua Augusto Stellfeld x Alameda Pres. Taunay
-Avenida Paraná x Ver. Garcia Rodrigues Velho
-Rua Brigadeiro Franco x Princesa Izabel
-Rua Des. Motta x Princesa Izabel
-Rua Dr. Muricy x Visconde de Guarapuava
-Dr. Muricy x José Loureiro
-Inácio Lustosa x Mateus Leme
-Praça Rui Barbosa x Senador Alencar Guimarães
-Avenida Silva Jardim, 613 (Avenida Marechal Floriano)
-Avenida Senador Souza Naves x Presidente Rodrigo Otávio
-Avenida Visconde de Guarapuava x Bruno Filgueira
-Avenida Visconde de Guarapuava x Nunes Machado
-Avenida Visconde de Guarapuava x Odin Ferreira do Amaral
-Avenida Visconde de Guarapuava x Silveira Peixoto
-Avenida Visconde de Guarapuava x Dr. Muricy
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano