O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), fez um breve balanço da sua gestão durante discurso nesta segunda-feira (01), na reabertura das sessões plenárias da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), e mencionou algumas metas até 2024. Ao lado do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, Greca também aproveitou para falar de democracia e das eleições de outubro próximo. “O bem que nosso povo merece precisa ser feito por qualquer que seja o presidente da República. Nós nos somamos à preocupação do presidente do TRE pela completa lisura das eleições e somamos com o anseio de todas as pessoas que aspiram viver num país democrático. Que o mês de agosto e setembro sejam leves e que a vitória e o advento do próximo presidente seja o penhor do bem desejado pela maioria do povo brasileiro”, disse ele.
RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp
Na área de educação, Greca destacou o compromisso de ampliar o ensino integral na capital, que é adotado hoje em 115 das 185 unidades, devendo chegar a 125 até o fim deste ano e a todas as unidades até o fim da gestão. Outra meta anunciada foi na área de segurança. Ele lembrou que a Guarda Municipal já começou a receber as primeiras câmeras corporais para serem utilizadas nos uniformes da corporação - até o fim deste ano, serão 515 equipamentos do tipo aos guardas municipais, além de outras 160 câmeras instaladas nas viaturas.
Ele também destacou ações voltadas à capacitação profissional da população em situação de rua, como o programa Erga-se, que formará 20 pizzaiolos com apoio do Senac. Ao falar sobre o tema, citou a mudança no perfil da população que busca os postos do Mesa Solidária, que oferecem refeições de graça aos socialmente vulneráveis. “As três unidades já serviram 1 milhão de refeições desde que foram implantadas por mim, na Páscoa do primeiro ano da pandemia. Na fila daquele Mesa Solidária [próximo à Catedral de Curitiba], há um grande número de jovens estudantes e trabalhadores, que não estão em andrajos, mas a procuram para escapar da refeição em casa. Há um processo de carência muito forte da população, motivada pela inflação, que pesa muito mais sobre a cabeça dos mais pobres que dos mais ricos”, apontou.
Na área da saúde, Greca comentou sobre a necessidade de retomar as condições pré-pandemia dos atendimentos de rotina aos grupos prioritários e dar andamento ao chamado Modelo Saúde 4.1, com uso mais intensivo da tecnologia para melhorar agendamentos de exames.
Sobre grandes obras, Greca lembrou que, nesta terça-feira (2), ocorre o lançamento do edital da primeira das obras previstas para o Ligeirão Leste-Oeste. Trata-se do binário formado pelas ruas Olga Balster e Nivaldo Braga, ligando o Cajuru e o Tarumã. O financiamento (o edital tem o valor de quase R$ 65 milhões) é do NDB (New Development Bank), assinado no final de 2021.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião