Um vídeo feito por um morador de uma fazenda em Palmas, no Sul do estado, indica que pode ter nevado no Paraná nesta sexta-feira (9). O vídeo, que pode ser conferido abaixo, foi feito no distrito de Horizonte, uma das regiões mais elevadas do estado, a cerca de 1.200 metros de altitude. Para Rodrigo Bauer, o autor do vídeo, o que ele registrou foi é neve. Contudo, conforme os especialistas, mesmo havendo condições para neve, pode ser chuva congelada o fenômeno que foi registrada na região.
Bauer conta que o dia amanheceu com garoa e frio ameno na fazenda. “Por volta das 9 horas, o tempo virou com fortes ventos e começou uma chuvinha ‘tipo quirera’, como você pode ver no vídeo, uma neve fraca”, conta. Segundo ele, neves foram registradas na região nos últimos três anos. “Anos atrás era normal nevar nessa época. Nas décadas de 60 e 70 tivemos grandes nevascas, de ficar tudo branco”, diz.
Apesar do relato, os meteorologistas do Simepar e do Climatempo dizem que é difícil afirmar que o que se vê no vídeo é neve. Para Reinaldo Kneib, do Simepar, o ângulo do vídeo não facilita a análise e há diversas possibilidades para explicar o que foi registrado. “Pode ter ocorrido precipitação de grãos de neve (neve granular): precipitação na forma de partículas muito pequenas e opacas de gelo, ou equivalente à forma sólida de chuvisco e graupel (partículas de neve mais pesadas)”, enumera.
Kneib diz ainda que pode ser chuva congelada, conforme o que foi registrado na região nesta sexta, segundo o instituto, que consiste numa precipitação em forma líquida que congela após o impacto com a superfície.
Já o Climatempo afirma que “diante do frio intenso e da possibilidade é possível ter ocorrido os dois fenômenos”.
Palmas registrou hoje uma temperatura de 2,8°C às 11 horas, momento em que o Simepar afirmou que havia condições favoráveis para o registro de neve na região. Em todo o estado, o fim de semana deve ser bastante frio e há previsão de geada para todas as regiões, exceto o Litoral.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas