Uma parceria entre poder público, comunidade e academia terminou em uma boa notícia para moradores e visitantes do litoral do Paraná. O Mercado de peixe de Matinhos (PR) ganhou uma nova fachada, com um mural que retrata elementos do ecossistema marinho da região, em uma ação conjunta entre a Secretaria de Turismo de Matinhos, o projeto de extensão Conhecendo e Vivenciando as Artes Visuais, da Universidade Federal do Paraná (UFPR-PR) Litoral e pescadores locais.
Leia também: Ilha “mal-assombrada” no litoral do Paraná intriga cientistas
“Aceitamos o desafio e elaboramos o mural com a consultoria da Associação MarBrasil, indicada pelo programa Labmóvel (UFPR)”, disse a professora Carla Ruschmann, coordenadora do projeto. As ilustrações feitas para o mural foram aprovadas pela Associação dos Pescadores do Mercado do Peixe e pelas secretarias de Meio Ambiente e do Turismo.
Segundo informações da comunicação social da UFPR, o mural foi feito por bolsistas do projeto de extensão, estudantes do curso de Licenciatura em Artes e voluntários. Para a empresária Léa Resende Archanjo, de 70 anos, participar da pintura junto com estudantes de Artes, guardadores de carros e vendedores ambulantes foi uma experiência rica e inesquecível. “O mercado de peixes ficou lindo e nosso trabalho está lá eternizado naqueles painéis que serão atração turística da cidade.”
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares