Após reclamações constantes de falta de segurança, a prefeitura anunciou que vai reforçar a iluminação do Parque Tingui, no bairro São João, em Curitiba. Serão instalados 226 postes no trecho de 4,5 quilômetros de ciclovia e também no estacionamento, próximo à Avenida Fredolin Wolf. Eles terão luminárias de LED de 70 watts. Segundo a prefeitura, o objetivo é melhorar o local para os usuários praticarem esportes à noite, como a corrida e a caminhada. Mas a medida também deve colaborar para inibir a ação de bandidos, principalmente os que costumam cometer crimes de furto e roubo de celulares e veículos.
Em matéria da Gazeta do Povo de outubro de 2017, a falta de segurança no local era tão evidente que, poucos dias após o lançamento da Operação Parque Protegido, que previa aumentar o policiamento e a segurança nos parques de Curitiba, ocorreram dois arrombamentos a carros no Parque Tingui. Na época, segundo os usuários, praticamente não havia policiamento no local e os bandidos roubavam celulares e abriam carros a qualquer hora do dia.
Leia também: 7 vítimas são amarradas em assalto a loja de placas de veículos na região de Curitiba
Por meio de nota, na época, a Guarda Municipal (GM) informou que fazia rondas constantemente no local, inclusive com aumento de efetivo por causa da Operação Parque Protegido. Após receber os relatos das ocorrências e tomar conhecimento das reclamações dos frequentadores ouvidos pela reportagem, a GM disse que tinha um planejamento constante de reorganização do efetivo e estudaria a volta da presença fixa de guardas no módulo do Parque Tingui.
Veja também: Bope investiga explosão que feriu gravemente PMs do Esquadrão Antibombas
A nova iluminação no parque deve contribuir para diminuir as ocorrências. Segundo o Departamento de Iluminação da Secretaria de Obras Públicas, a implantação da estrutura necessária para a instalação dos postes já começou. Nesta semana, a equipe da empresa contratada realiza escavações para passar a tubulação necessária à rede elétrica subterrânea. A partir da semana que vem, começa a colocação dos postes, que terão luminárias de LED de 70 watts. O serviço será concluído em até dois meses.
Outros locais
Nesta semana também começou o serviço na cancha da Praça Central da Vila Nossa Senhora da Luz, na CIC. Segundo a prefeitura, o Parque Tingui e a praça da Vila Nossa Senhora da Luz estão entre os 125 espaços da cidade que receberão luminárias, projetores, postes e circuitos elétricos. São parques, praças, academias ao ar livre, canchas, quadras, ciclovias em todas as regiões da cidade.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião