Diante da insegurança e dos assaltos constantes no Parque Tingui, no bairro São João, em Curitiba , a prefeitura de Curitiba concluiu nesta semana a instalação de 36 postes com luminárias de LED no local. As obras começaram em setembro e até dezembro deste ano, a ideia é que sejam instalados outros 190 postes. Com luminárias LED de 70 watts, a intervenção fica no trecho da ciclovia de 4,5 quilômetros do parque e no estacionamento, próximo à Avenida Fredolin Wolf.
Leia também: Cavalos de raça aparecem mortos em rodovia de Almirante Tamandaré
O projeto tem um orçamento de R$ 690 mil e pretende resolver problemas constantes do parque: a escuridão, a insegurança e os roubos constantes. Com a nova iluminação, o objetivo é tornar o local mais seguro para quem pratica esportes no parque durante a noite, e consequentemente, a nova iluminação pode afastar a ação de criminosos. Antes mesmo das obras, a Gazeta do Povo já havia noticiado a falta de segurança no local. Há um ano, por exemplo, frequentadores do parque reclamavam da falta de policiamento, de furtos e roubos constantes de veículos e celulares.
Saiba mais: 16 morrem nas estradas do PR no feriado; só um acidente teve 5 vítimas fatais
Outros locais
Além do Parque Tingui, a prefeitura ainda prevê melhorias na iluminação de outros 125 locais de Curitiba. Com um custo de R$9,3 milhões, a ideia é melhorar a iluminação em praças, academias ao ar livre, canchas, ciclovias e quadras esportivas. De acordo com a prefeitura, esses locais podem ser ampliados, conforme as solicitações encaminhadas pela população para a Central 156 - serviço que funciona pelo telefone e pela internet, 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Até o momento, já foram entregues obras em locais como o acesso à escada do Terminal Santa Cândida, na cancha da praça central da Vila Nossa Senhora da Luz (CIC), canchas do Parque Barigui e postes da ciclovia Mariano Torres, no Centro Cívico.
Deixe sua opinião