Um novo alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) incluiu Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Campos Gerais nas áreas em que há risco de chuva forte, alagamentos e transbordamento de rios. Esse aviso vale para quinta-feira e o início da manhã de sexta-feira (21).
Conforme o Inmet, pode chover entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Além de Curitiba e Região, áreas que ficam no Planalto Norte Catarinense, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Meio-Oeste Catarinense e Litoral Norte Catarinense também estão sob alerta.
Saiba mais: Estátua da Havan perde pedaço da mão e tocha após temporal no interior do Paraná
Na quarta (19), o órgão alertou que o interior do Paraná e partes de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul tinham risco de rajadas de vento entre 60 e 100 km/h, e chuvas de até 60 mm/h.
No Paraná, segundo relatório da Defesa Civil do estado, as chuvas e ventos fortes que ocorreram entre a noite de quarta e manhã desta quinta atingiram 17 cidades, entre elas São José dos Pinhais – onde choveu granizo nesta quinta–, Foz do Iguaçu, Assis Chateaubriand, Bela Vista do Paraíso, Ibiporã, Quarto Centenário, Santa Lúcia e Tapejara – onde cerca de 800 pessoas foram impactadas pela chuva de granizo na noite de quarta.
Veja também: Inmet emite alerta de chuva forte e granizo para PR, SC e RS
Os níveis de alerta variam: amarelo (risco potencial); laranja (perigo); vermelho (grande perigo).
Orientações
O instituto orienta que em caso de vento forte e descargas elétricas, as pessoas procurem não se abrigar sob árvores, evitem estacionar ou se abrigar próximos a torres de transmissão e placas de publicidade. Além disso, é recomendado desligar aparelhos elétricos da tomada, e desligar o quadro geral de energia da casa, para evitar danos em aparelhos elétricos e eletrônicos.
Leia também: Curitiba reforça alerta de raiva após captura de morcego contaminado
O Inmet também orienta as pessoas para que evitem enfrentar o mau tempo, observem alteração nas encostas e, em caso de situação de inundação ou similar, protejam seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião