O SindiAbrabar divulgou na noite desta segunda-feira (20) que nesta terça (21) a Prefeitura de Curitiba irá editar um novo decreto permitindo o funcionamento ampliado de restaurantes e também de academias. Ele substituiria o atual, da bandeira laranja, que restringe o funcionamento de várias atividades não essenciais. Quem teria confirmado a mudança foi o secretário do Urbanismo da capital, Luiz Fernando Jamur.
Nesta segunda-feira, Curitiba confirmou mais 19 mortes, totalizando 369 desde o início da pandemia. Os casos de infecção pelo coronavírus na capital beiram os 14 mil.
Segundo nota divulgada pelo SindiAbrabar, Jamur teria entrado em contato com o presidente do Sindicato das Empresas de Gastronomia, Entretenimento e Similares (SindiAbrabar), Gustavo Grassi. “A normativa, de acordo com Jamur, vai permitir o funcionamento com restrições das atividades de restaurantes e lanchonetes da capital”, diz a nota. “Estamos passando por um momento de grande dificuldade para o nosso setor e necessitamos muito do apoio, principalmente do poder público”, disse Gustavo Grassi, no mesmo material.
“Não teremos mais o fechamento a tarde e todos poderão operar até as 22 h, sem horário de abertura pré-definido. O Sindicato acredita que o melhor é termos esta possibilidade de trabalho do que simplesmente não ter. É um posicionamento mais plausível”, completou Grassi. Bares e casas noturnas seguem fechados.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), Fábio Aguayo, após as 22 h apenas delivery poderá continuar em funcionamento. Aos domingos será permitido apenas o delivery. Os restaurantes com auto-atendimentos (self-service) continuam proibidos.
O novo decreto teria duração de 14 dias e aumenta a responsabilidade do setor. “É importante lembrar que, da maneira que os restaurantes estão trabalhando, com todos os protocolos de segurança, é muito mais seguro que ir num mercado, entrar no ônibus coletivo ou ir numa feira livre”, afirma Nelson Goulart, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Academias
A informação de que academias também seriam liberadas a partir deste novo decreto foi divulgada pelo jornalista Reinaldo Bessa. Segundo ele, o vice-presidente da Acaf Brasil, Édson Marcelo Lopes, também teria recebido um telefonema de Jamur. As academias, segundo o colunista, poderiam funcionar sem restrição de horário, de segunda a sábado, pelos próximos 14 dias.
E a prefeitura?
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Curitiba para confirmar a informação. A assessoria de imprensa informou que “não confirma as informações divulgadas”. No entanto, a Prefeitura de Curitiba também não desmentiu o novo decreto e informou que “avaliações das medidas da cidade são feitas diariamente”.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião