A prefeitura de Curitiba complementou o decreto 774, publicado nesta semana, e que traz medidas temporárias para aumentar o isolamento social, numa tentativa de desacelerar a transmissão do coronavírus. De acordo com a prefeitura, o conteúdo principal do decreto 774 continua o mesmo, mas foram feitos ajustes pontuais em três áreas: missas e cultos religiosos, restaurantes e serviços de telemarketing. As mudanças foram feitas através do decreto 810, que também revoga o 774.
RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp
Pelos ajustes feitos, missas e cultos coletivos continuam proibidos, mas o novo texto esclarece que as atividades administrativas e os atendimentos de assistência religiosa individual podem ser feitos, desde que respeitadas as regras de distanciamento entre as pessoas. Missas ou cultos também podem ser realizados pelo sistema drive-in (cujas atividades para lazer já estavam autorizadas) e pela internet (como já vinha ocorrendo). O texto original havia gerado dúvidas sobre essas possibilidades, agora contempladas.
Em relação a restaurantes e lanchonetes, as refeições também poderão ser servidas no jantar, entre 19 h e 22 h. No texto original, o funcionamento estava restrito ao horário das 11 h às 15 h.
Serviços de call center e telemarketing, exceto aqueles vinculados aos serviços de saúde ou executados em home office, podem funcionar das 9 h às 15 h e das 15 h às 21 h. Como em todos os demais serviços, devem ser respeitadas as regras de distanciamento.
O decreto 810 foi publicado na noite desta sexta-feira (19). As medidas passam a valer a partir da publicação.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas