A vacinação é indicada para todas as crianças com idade entre 12 meses e menos de 5 anos| Foto: Carlos Bassan/Fotos Públicas

Depois de realizar o primeiro Dia D da vacinação em 18 de agosto e ampliar o horário de atendimento para vacinação nas unidades de saúde de Curitiba até esta sexta-feira (31), os pais e responsáveis terão mais uma oportunidade de vacinar as crianças contra sarampo e poliomielite no fim de semana. O segundo Dia D ocorre neste sábado (1.º), das 9h às 15h, em 11 unidades postos.

CARREGANDO :)

Confira a lista de unidades de saúde que abrirão neste sábado

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a vacinação é indicada para todas as crianças com idade entre 12 meses e menos de 5 anos, mesmo aquelas que já foram imunizadas anteriormente e estão com a carteirinha em dia. “Convocamos todos os pais e responsáveis de crianças na faixa etária indicada para que as levem aos postos. Assim, manteremos nossa população mais protegida”, solicita Alcides Oliveira, diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, ao site da prefeitura.

Publicidade

Leia também: Desafio faz crianças se machucarem em escola de Curitiba e põe pais e governo em alerta

Em Curitiba, cerca de 87 mil precisam receber a imunização. Até esta quinta-feira (30), 66% desse total havia sido vacinado contra sarampo e 70% contra poliomielite. Para receber a vacina, é necessário levar o RG ou documento de identificação da criança juntamente com a carteira de vacinação. Vale lembrar que a campanha não contempla as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Campanha

De acordo com a SMS, as coberturas das vacinas tríplice viral - que protegem contra sarampo, rubéola e caxumba - e também da poliomielite foram superiores a 90% em 2018, resultado bastante positivo. Mesmo assim, a cidade decidiu aderir ao segundo Dia D da campanha para fortalecer a estratégia nacional devido ao contexto epidemiológico atual do país.

Dados do Ministério da Saúde mostram que 312 municípios brasileiros estão com cobertura abaixo de 50% para poliomielite e o Brasil enfrenta dois surtos de sarampo nos estados de Roraima e Amazonas. Também há casos isolados registrados em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Pernambuco e no Pará.

Acima da idade

Adultos que não receberam vacina contra o sarampo na infância também podem ir aos postos de saúde. Para pessoas com até 29 anos de idade, o ideal é ter o registro de duas doses da vacina tríplice viral. Já para quem tem entre 30 e 39, o recomendado é ter tomado pelo menos uma vacina destas durante a vida.

Publicidade

Lista de unidades de saúde que abrirão neste sábado, das 9h às 15h

Distrito Bairro Novo

Unidade de Saúde Parigot de Souza

Rua João Eloy de Souza, 111 - Sítio Cercado

Distrito Boa Vista

Unidade de Saúde Bacacheri

Publicidade

Av. Erasto Gaertner, 797 – Bacacheri

Distrito Boqueirão

Unidade de Saúde Menonitas

Rua Domicio da Costa, 52 – Xaxim

Distrito Cajuru

Publicidade

Unidade de Saúde Cajuru

Rua Pedro Bochino, 750 - Vila Oficinas

Distrito CIC

Unidade de Saúde Campo Alegre

Avenida das Indústrias, 1.749 - CIC

Publicidade

Distrito Matriz

Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho

Rua 24 de Maio, s/nº, Praça Ouvidor Pardinho

Distrito Pinheirinho

Unidade de Saúde Vila Feliz

Publicidade

Rua Pedro Gusso, 866 - Novo Mundo

Unidade de Saúde Vila Machado

Rua Laudelino Ferreira Lopes, 2.959 - Pinheirinho

Distrito Portão

Unidade de Saúde Vila Guaíra

Publicidade

Rua São Paulo, s/nº - Vila Guaíra

Distrito Santa Felicidade

Unidade de Saúde Campina do Siqueira

Rua General Mario Tourinho, 1.684 - Campina do Siqueira

Distrito Tatuquara

Publicidade

Unidade de Saúde Moradias Santa Rita

Rua Adriana Zago Bueno, 743 - Tatuquara