Obras no Jockey Plaza Shopping Center| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Em pouco menos de um ano, em abril de 2018, o Jockey Plaza Shopping Center deve abrir suas portas em Curitiba e irá levar à região do Tarumã uma enorme estrutura de comércio e serviços (420 lojas, sendo 18 âncoras). A inauguração acarretará também alterações no trânsito da região para dar conta do tráfego de entrada e saída de veículos do local, que será feito pela Avenida Victor Ferreira do Amaral.

CARREGANDO :)

De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), as alterações previstas serão de responsabilidade dos empreendedores do shopping, uma sociedade composta pelo Grupo Tacla Shopping, as incorporadoras Paysage e Casteval, o Jockey Club do Paraná e a Greca Asfaltos.

Confira no infográfico as mudanças previstas no trânsito da região

Publicidade

Uma das mudanças propostas é a duplicação e a pavimentação da Rua Konrad Adenauer, entre a Av. Victor Ferreira do Amaral e a Rua Dante Angelote, onde ela termina em um cruzamento em “T”. O projeto prevê ainda que a via “se encaixe” na rua José Zgoda, que também termina na Rua Dante Angelote a cerca de 30 metros do cruzamento com a Konrad Adenauer. Para isso, os ângulos dos cruzamentos precisarão ser “atenuados”.

Para atender à nova demanda da região, a Rua Dante Angelote também será revitalizada e duplicada entre a Linha Verde e a ponte sobre o Rio Bacacheri, um trecho de aproximadamente 750 metros.

Veja fotos das obras

Obras

Pouco a pouco, o Jockey Plaza Shopping Center vai tomando forma. Basta passar pela Av. Victor Ferreira do Amaral e a Rua Konrad Adenauer para ver a parte já construída da estrutura dos dois pisos do centro de comércio, que devem contar com 420 lojas. Embaixo deles, ficam as estruturas dos subsolos do estacionamento, o qual deve abrigar cerca de 4 mil veículos.

No encontro da via com a Rua Fúlvio José Alice, haverá um semáforo e um acesso, provavelmente em forma de rotatória que, associado à trincheira em construção no cruzamento da rua com a Linha Verde – que integra a obra do trecho norte, a qual deve ficar pronta em dezembro de 2017 e é de responsabilidade da prefeitura –, permitirá acesso ao shopping a partir do bairro Bacacheri.

Publicidade

Para facilitar o escoamento pelo outro lado do empreendimento, o acesso à Rua Nivaldo Braga, que encontra a Av. Victor Ferreira de Amaral, será duplicado.

Conforme a Setran, ainda não há previsão para o início dessas obras, pois elas dependem dos prazos do shopping. O projeto ainda passa por uma avaliação do Departamento de Engenharia da Setran, o que significa que adaptações e pequenas alterações podem ser feitas até a execução da obra.

O Grupo Tacla Shopping foi contatado pela reportagem, mas preferiu não se manifestar.

Victor Ferreira X Konrad Adenauer

Se o fluxo de veículo na Av. Victor Ferreira do Amaral já é considerado alto neste momento, devido ao acesso aos municípios de Pinhais e Piraquara, com a inauguração do centro de compras, a tendência é de que ele aumente ainda mais. O mesmo vale para a Rua Konrad Adenauer, que também dá acesso à Unibrasil. Ainda assim, uma alteração no cruzamento das duas vias não faz parte dos planos a curto prazo para a região.

De acordo com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), existe um projeto para construção de um viaduto no local, o qual é considerado viável operacionalmente, porém, de alto custo. Dessa forma, a realização da obra “depende da viabilização de recursos de grande monta”.

Publicidade

O instituto avalia ainda que “uma intervenção pontual na Av. Victor F. do Amaral somente irá amenizar o problema” de trânsito nessa via e que o que deve propiciar uma melhora efetiva em toda a região é um conjunto de ações, que envolvem a finalização das obras da Linha Verde, as obras na Konrad Adenauer e melhorias no acesso ao Bairro Alto pela Rua Brasílio de Lara.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]