Em breve, os agentes de trânsito de Curitiba passarão a usar um novo modelo de uniforme, de acordo com padrão estabelecido pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT). A compra das roupas e acessórios já foi realizada e a Superintendência de Trânsito (Setran) aguarda apenas a chegada do material para entregar aos servidores da categoria.
As notícias mais importantes do Paraná no seu WhatsApp
Além de definir a identidade visual do traje, a SMDT estabeleceu deveres e proibições quanto à utilização das peças. Segundo o regulamento, o uniforme é destinado para uso exclusivo em serviço e também exclusivamente por agentes de trânsito. É dever do servidor zelar pela limpeza e conservação das roupas e comunicar furto, roubo ou extravio do traje, peças ou assessórios por meio de relatório com respectivo boletim de ocorrência.
Os agentes de trânsito não podem alterar a composição e características dos uniformes, suprimindo ou adicionando peças que não estejam previstas no regulamento. Também estão proibidos de utilizá-los em atividades “estranhas às atribuições da municipalidade” e em períodos de folga, férias e licenças, exceto quando autorizado pelo diretor do Departamento de Fiscalização. A cessão ou doação de peças para pessoas que não façam parte do quadro também é vedada.
Segundo a secretaria, a nova identidade visual foi criada para que os agentes sejam mais facilmente identificáveis pelo cidadão. A reformulação gráfica inclui também os veículos utilizadas pela Setran.
Confira a mudança de padrão, do antigo para o novo uniforme:
Conjunto operacional do agente municipal de trânsito
Conjunto operacional do agente municipal de trânsito – motociclista
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares