Com atraso de mais de um ano, a construção da trincheira no bairro Seminário, em Curitiba, começa na segunda-feira (23). Para que a obra finalmente se concretize e fique pronta até abril de 2020, o trânsito na região terá mudanças drásticas a partir da próxima semana, com bloqueios totais, desvios, alterações de trajetos de ônibus e rotas temporárias específicas para 12 colégios da região.
A maior mudança será a interdição total na Avenida Nossa Senhora Aparecida, no cruzamento com a Rua General Mário Tourinho já a partir das às 9h de segunda-feira. A partir do mesmo dia e horário, a Mário Tourinho terá fluxo bastante reduzido: carros só poderão circular por uma faixa no sentido Parque Barigui-Portão; na direção contrária, rumo à BR-277, não haverá passagem livre.
Por isso, a orientação é que motoristas usem os desvios que estarão sinalizados. Segundo a prefeitura, haverá agentes de trânsito para orientar todo o novo fluxo de veículos, que vai migrar, principalmente, para as avenidas Getúlio Vargas e Silva Jardim - já normalmente bem movimentadas.
Como auxílio extra, o aplicativo de trânsito Waze será permanentemente atualizado sobre o fluxo na região. Além disso, a prefeitura criou um site temporário para agregar alertas, informações e detalhar rotas possíveis aos motoristas.
Agilidade
Com várias frentes mobilizadas, a prefeitura nega que a força-tarefa seja para "correr atrás do prejuízo" e afirma que o volume de mudanças é compatível com o tamanho da estrutura que está sendo erguida. "Todo esse trabalho é inerente a uma obra desse porte. À medida que obras têm essa evolução, o transtorno na região por conta da obra aumenta, então a gente tem que intensificar o planejamento, as rotas de fuga", justificou o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.
Durante o tempo dos trabalhos, a prefeitura vai mexer em itinerários de ônibus e estabelecer caminhos alternativos que levam a doze escolas da região das obras.
No sentido Centro, a partir dos bairros Mossunguê e Campina do Siqueira, veículos de pais e vans de transporte serão orientados a seguirem pela Rua Martim Afonso. No sentido oposto, o deslocamento indicado será pelas vias Padre Agostinho e Pedro Viriato Parigot de Souza.
Enrolado
A construção da trincheira do Seminário emperrou antes mesmo de começar. Em julho de 2018, o prefeito Rafael Greca (DEM) anunciou pelo Facebook o início das obras para agosto do mesmo ano. Em janeiro de 2019, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) chegou a bloquear com tapumes a faixa da esquerda da Mario Tourinho para a logística da obra. Readequações no projeto, no entanto, seguraram o projeto no papel e uma nova data para início das obras teve que ser marcada.
Além das restrições de tráfego, as obras preocupam comerciantes. Antes mesmo de começarem, os trabalhos provocaram fechamentos em série de comércios na região, muito por causa da diminuição de fluxo e visibilidade.
O projeto apresentado nesta segunda-feira estipula que a obra vai começar pela remoção do pavimento e das calçadas. Em seguida, o canteiro será preparado para receber o maquinário que fará a instalação das estacas metálicas. Na fase seguinte, as equipes farão a escavação do berço das novas pistas da Rua General Mário Tourinho, que passará por baixo da Avenida Nossa Senhora Aparecida.
A promessa é de que, quando fique pronta, a estrutura de R$ 13, 3 milhões facilite a ligação do Centro com o Campo Comprido e da região do Portão com a BR-277 no sentido do Parque Barigui.
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