A pista sentido Portão da Rua General Mário Tourinho, no bairro Seminário, em Curitiba, ficará totalmente bloqueada neste sábado (2). A interrupção ocorre para a realocação dos postes da rede elétrica para as obras da nova trincheira, entre trecho da Rua Álvaro Alvim até a rotatória da Avenida Sete de Setembro.
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O bloqueio começa às 8h e vai até o fim da retirada das estruturas - o que não tem um horário determinado para ocorrer, segundo a prefeitura. Essa realocação é necessária para a continuação das obras da trincheira, que começaram em setembro de 2019, com quase um ano de atraso.
Além deste bloqueio, os motoristas também não poderão passar pelo cruzamento da Mario Tourinho com a Avenida Nossa Senhora Aparecida, onde a obra segue em andamento.
Com a interrupção, as linhas de ônibus Interbairros II e Inter II serão modificadas neste sábado. A Urbs informou apenas que a linha Interbairros II terá duas opções de desvio, mas não disse quais serão elas e nem de que maneira isso afeta os usuários do transporte público.
Obras na trincheira
As obras da construção da nova trincheira da Mario Tourinho começaram no dia 23 de setembro, com mais de um ano de atraso. A previsão é de que ela fique pronta em abril de 2020, com custo estimado de R$ 14 milhões.
O começo das obras foi adiado depois que a empresa executora dos trabalhos não conseguiu comprar as estacas especificadas no projeto. Feitas por uma empresa da Europa, a estrutura estava esgotada no mercado, o que exigiu uma revisão no projeto. A readequação custou aos cofres públicos R$ 135,6 mil.
Mesmo com os trabalhos parados, a prefeitura manteve por um tempo a Mário Tourinho parcialmente interditada com os tapumes que serviriam de apoio à equipe de obras. Os painéis só foram retirados após a Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) admitir o adiamento.
Melhorias
O argumento da prefeitura é de que a trincheira do Seminário vai dar novo fôlego ao trânsito na região. Parte de um pacote de melhorias do sistema viário e do transporte, em especial da linha Inter 2, a estrutura deve facilitar a ligação do Centro com o Campo Comprido e da região do Portão com a BR-277 no sentido do Parque Barigui.
A expectativa é de que a mudança facilite os deslocamentos norte-sul e sul-norte pela Avenida Mário Tourinho, por baixo da futura trincheira, por onde deverão passar 41 mil veículos por dia.
Pelo eixo da Avenida Nossa Senhora Aparecida, por cima da trincheira, na ligação leste-oeste e oeste-leste, deverão passar 15,6 mil veículos por dia.
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