Máquinas fotográficas montadas por pesquisadores do flagraram uma onça-pintada na Mata Atlântica do Litoral do Paraná. As imagens foram feitas no último dia 12 de agosto e compartilhadas nesta quinta-feira (3) pelo Programa de Monitoramento de Grandes Mamíferos na Grande Reserva Mata Atlântica em parceria com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS).
Veja o vídeo da onça-pintada flagrada no Litoral
O animal que teve o passeio registrado é um macho adulto. O flagra, cujo local exata não foi divulgado por questão de segurança, foi comemorado pelos pesquisadores, já que se trata de um acontecimento raro. A estimativa é de que a Mata Atlântica paranaense tenha cerca de 250 onças-pintadas.
O conjunto é reduzido, mas mostra tendências de crescer graças ao grau de proteção significativo que existe na área - resultado do trabalho de Unidades de Conservação públicas e privadas e das fiscalizações rotineiras do Batalhão de Polícia Ambiental.
Em agosto de 2018, pela primeira vez em 20 anos, um casal de onças-pintadas foi registrado na mesma região. De acordo com o SPVS, pela análise feitas nas marcas do corpo da onça filmada em 12 de agosto é possível afirmar que não se trata de um dos filmados como casal no ano passado.
*Vídeo do Programa de Monitoramento de Grandes Mamíferos na Grande Reserva Mata Atlântica
Maior felino das Américas
Considerada criticamente ameaçada de extinção na Caatinga e na Mata Atlântica pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a onça-pintada é o maior felino das Américas. Elas chegam a pesar 135kg e medir até 2,7 metros, sendo o terceiro maior felino do mundo (perdendo apenas para tigres e leões).
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião