Dentro de seis meses, todos os ônibus de Curitiba terão reconhecimento facial dos usuários do cartão transporte e vão aceitar o pagamento da passagem com celular, cartão de crédito ou débito. Também será possível trocar de linha pagando apenas uma tarifa e sem a necessidade de estar em um terminal de integração.
As novidades foram anunciadas nesta terça-feira (21) pelo prefeito Rafael Greca (DEM) e pelo presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, durante a entrega de 20 novos ônibus para a frota da capital.
“Abrimos 2020 com mais ônibus novos e avanços robustos de tecnologia que garantem mais funcionalidade principalmente às áreas de bilhetagem e gestão da frota”, aponta o presidente da Urbs. De acordo com Maia Neto, os novos equipamentos, que já estão disponíveis nos novos coletivos, devem passar a equipar toda a frota antes do segundo semestre.
O prefeito Rafael Greca destacou a praticidade das medidas. “A inovação é aliada importante do nosso sistema de transporte e facilitará o cotidiano dos curitibanos, que poderão trocar de ônibus fora dos terminais e estações-tudo sem ter que pagar uma nova passagem”, ressaltou.
Veja as principais inovações:
- Biometria facial: faz o reconhecimento da face para evitar fraudes na utilização dos cartões de estudantes e de isentos, como idosos e portadores de necessidades especiais;
- Integração entre linhas: permitirá a troca de linhas de ônibus com o pagamento de apenas uma tarifa, sem a necessidade de estar em um terminal de integração;
- Integração temporal: possibilitará a troca de linhas de ônibus com o pagamento de apenas uma tarifa, mas desde que realizada dentro de um período determinado;
- Interoperabilidade entre sistemas metropolitanos: permitirá, no futuro, que usuários de outros sistemas metropolitanos possam utilizar apenas um cartão para o pagamento da tarifa;
- Ampliação da tarifa diferenciada: hoje algumas linhas possuem tarifa diferenciada, mais barata, em determinados horários do dia, mas será possível ampliar o número de linhas com esse benefício, além de criar tarifas mais baratas ou de valor diferenciado para determinados dias da semana e feriados, ou para determinados trechos percorridos ou destinos;
- Venda de créditos por aplicativos: dará mais agilidade à utilização de aplicativos para celulares para a compra e recarga de créditos para o cartão transporte;
- Pagamento da tarifa com o celular: por meio da aproximação do aparelho habilitado ao validador e com de créditos virtuais carregados no telefone;
- Pagamento com cartões de débito e de crédito: será aceita a utilização de cartões bancários para o pagamento da tarifa, seja no débito ou no crédito;
- Operação com cartões cipurse: esses modelos oferecem mais segurança, entretanto, os atuais cartões continuarão válidos e seguirão sendo substituídos gradualmente;
- Gestão da frota: modernização do sistema e utilização de equipamentos mais avançados para controle do cumprimento dos horários.
Novos ônibus
Os 20 novos ônibus que devem atender passageiros do sistema de transporte coletivo de Curitiba foram entregues nesta terça-feira no estacionamento da Rua da Cidadania do Pinheirinho, pelo prefeito Rafael Greca. A frota do transporte coletivo da cidade conta agora conta 337 novos ônibus. O objetivo, segundo a Prefeitura, é colocar nas ruas e canaletas exclusivas 450 veículos zero quilômetro até o fim do primeiro semestre deste ano.
“São novos ônibus com tecnologia embarcada e que oferecem acessibilidade para as pessoas de idade e também para pessoas com deficiência. Os veículos têm inclusive sinalização em Braille e sistema de comunicação verbal, por alto-falante, para orientar motoristas e passageiros”, disse Greca.
Os 20 carros, como são chamados pela equipe técnica da Urbs, irão atender passageiros das linhas Vila Marisa, Mário Jorge, Cotolengo, Fazendinha/Caiuá-Fórum, Itatiaia, Jardim Ludovica, Jardim da Ordem, Caximba/Olaria, Lindoia, Dom Ático, Novo Mundo e Portão/Santa Bernadethe.
O sistema de Curitiba é formado por cerca de 1.250 ônibus que transportam 1,23 milhão de passageiros por dia. As linhas realizam, em média, 14,1 mil viagens por dia e percorrem mais de 273 mil quilômetros. O sistema conta atualmente com 254 linhas urbanas operadas por três consórcios.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano