| Foto: Priscila Forone/Gazeta do Povo/Arquivo

Os fortes temporais das últimas semanas colocaram o Paraná em alerta. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), toda a faixa leste do estado, que vai de Curitiba e Região Metropolitana até o litoral, está sob risco de deslizamentos e inundações nesta quinta-feira (25). A razão é exatamente o alto volume de chuva que caiu sobre a região ao longo do mês de janeiro, o que deixou o solo encharcado e propenso para esse tipo de ocorrência.

CARREGANDO :)

De acordo com o Cemaden, a área está sob risco médio, principalmente porque há a previsão de mais chuvas para esta tarde e noite. Segundo o órgão federal, as cidades dentro do perímetro de alerta podem ter pancadas fortes nesse período, o que aumenta o risco de desastres.

A preocupação está exatamente por causa do volume das chuvas. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que Curitiba já acumula 313 mm de chuva ao longo de janeiro — quase o dobro da média histórica para todo o mês, que é de 170 mm.

Publicidade

Isso fez com que a severidade dos alertas do Cemaden evoluísse muito em pouco tempo. Na última terça-feira (23), o órgão não apontava nenhum risco para a região da capital. No dia seguinte, a possibilidade de enchentes e deslizamentos subiu para baixa e passou para média nesta quinta.

Enchentes recorrentes

A chuva causou vários estragos nessas primeiras semanas de 2018. Alagamentos foram registrados em vários pontos de Curitiba, incluindo em bairros como Água Verde. Além disso, os temporais também deixaram várias residências às escuras. Também foram registradas várias quedas de árvores, o que resultou em bloqueio de ruas e danos a carros e casas em diferentes bairros.

No litoral, moradores de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba também tiveram problemas com enchentes. Em algumas dessas localidades, pessoas tiveram que sair de suas casas.