Diferentes tons de rosa prometem tomar conta do Jardim Botânico de Curitiba nos próximos dias, já que os funcionários da prefeitura começaram a trocar as flores do parque por 81 mil mudas desta cor. A ação faz referência ao Outubro Rosa, campanha mundial contra o câncer de mama e ainda aproveita a mudança de estação para o plantio de espécies típicas da primavera.
De acordo com a engenheira agrônoma Josy Moraes, que integra a equipe do Jardim Botânico, a flor escolhida dessa vez foi a boca-de-leão, que substituirá os amores-perfeitos plantados nos canteiros no início do inverno.
- Imagens - confira foto da troca de flores no Jardim Botânico
“As novas flores foram produzidas pelo Horto do Guabirotuba e serão colocadas nos canteiros do Jardim Francês, localizado em frente à estufa principal. Começamos dia 11 e vamos terminar na semana que vem. Nossa expectativa é de que nos próximos 15 dias elas já estejam bem bonitas”, afirma.
-Leia também - Ipês amarelos de Curitiba demoraram a florescer, mas vieram com mais cor. Veja fotos
- Leia também - Chácara que recupera cavalos e vacas maltratados corre risco de fechar. Saiba como ajudar
Ainda segundo Josy, a substituição de flores é realizada a cada estação para manter o Jardim Botânico sempre florido. No entanto, do inverno para a primavera, a troca tem um motivo a mais. “Como participamos da campanha Outubro Rosa, nós também procuramos plantar flores de coloração rosa”.
Outubro Rosa
O movimento iniciou nos Estados Unidos em 1990 e hoje é comemorado em todo o mundo, simbolizando a luta contra o câncer de mama. Todas as ações realizadas durante o mês têm o objetivo de conscientizar as mulheres a prevenirem a doença e procurarem o diagnóstico precoce.
Por isso, diversas empresas e entidades realizam eventos focados no tema, e diversas cidades do mundo iluminam de rosa monumentos históricos e prédios públicos. Curitiba está entre elas e, a partir de 1º de outubro, as flores em tons cor-de-rosa também serão acompanhadas por uma iluminação especial no cartão postal de Curitiba.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Chefe do Dnit responsável pela ponte que caiu no TO já foi preso por corrupção
Emendas: a nova decisão de Dino e o impacto político para o governo Lula; ouça o podcast