As condições estão favoráveis para a formação de neve em Palmas, município do Sul do estado, nesta sexta-feira (9) - dia em que o município catarinense de Urupema registrou a primeira ocorrência de neve no país neste ano. De acordo com o Simepar, os termômetros de Palmas marcavam, às 11 horas, 2,8 °C. Além da queda acentuada nas temperaturas, o dia na cidade está fechado e com chuviscos – o que ajuda a favorecer o quadro.
“Com essa temperatura baixa e essas chuvinhas, é possível ocorrer a formação de neve”, explica Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar. O alerta das condições foi emitido por volta das 11 horas.
Ainda de acordo com o Simepar, já houve registro de chuva congelada em Palmas nesta manhã. O fenômeno ocorre quando a chuva passar por uma camada de ar na atmosfera que está muito fria, próxima a zero grau, e congela – diferentemente do granizo, por exemplo, que é quando as gotas congelam ainda na nuvem.
Por enquanto, apenas a região de Palmas é que tem condições para formação de flocos de neve no Paraná. Curitiba, que marcava 13°C por volta das 11h30, não deve reviver a sensação de frio extremo como em julho de 2013 – quando nevou na capital e mais 25 cidades do estado.
Sábado sem neve, mas com bastante geada no PR
Já para este sábado, praticamente ficam anuladas as possibilidades do fenômeno no Paraná. Isso porque uma massa de ar frio e seco se desloca no decorrer da sexta-feira sobre todas as regiões do estado. A instabilidade diminui, mas o frio aumenta drasticamente.
Em Curitiba, a mínima no dia deve ser de 1°C e muita geada. Em General Carneiro, uma das cidades mais geladas do Paraná, os termômetros devem bater no -3°C e também esbranquiçar campos e telhados.
Neve em SC e no RS
O planalto Sul catarinense e a serra gaúcha já se programam à espera da neve. Segundo informações do jornal Diário Catarinense, Urupema registrou, por volta das 12h20, a primeira ocorrência de neve no país neste ano. Santa Catarina também espera neve para São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra e Painel. A expectativa é de que o fenômeno ocorra até as 19 horas.
Na serra gaúcha, segundo o jornal Zero Hora, a neve pode aparecer entre a noite desta sexta e a madrugada do sábado (10) em Bom Jesus, Cambará do Sul, Jaquirana e São José dos Ausentes.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais