O Paraná já tem hora marcada para ultrapassar o Rio Grande do Sul no ranking populacional do Brasil. Os paranaenses devem superar os gaúchos por volta das 9h desta quinta-feira (10), quando deve se tornar o estado mais populoso da região Sul. Por um breve período, contudo, os dois estados vão igualar esses números — ainda que por poucos minutos.
A estimativa é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apresenta a projeção de crescimento populacional em tempo real. Segundo dados do site, o Paraná recebe um novo habitante a cada 7 minutos e 18 segundos, aproximadamente, enquanto o Rio Grande do Sul aumenta a sua população a cada 15m55s.
A partir desses dados, é possível saber o aumento real da população por hora. Às 14h desta quarta-feira, o gráfico apresentava uma diferença de apenas 86 pessoas entre a população dos dois territórios — eram 11.331.450 mil paranaenses contra 11.331.536 gaúchos. Diante desse total, a estimativa é que o Rio Grande do Sul seja superado ainda na manhã de quinta.
Estados
Segundo o IBGE, um novo brasileiro nasce a cada 20 segundos. Ao todo, o instituto calcula que somos 207,8 milhões de pessoas em todo o país.
Em relação aos outros estados, São Paulo é onde a população cresce mais rápido. De acordo com a projeção do órgão, o número de paulistano cresce a cada 1 minutos e 35 segundos. Em seguida vem Minas Gerais (4m25s), Pará (5m38s), Santa Catarina (5m49s) e Goiás (6m23s). O Paraná ocupa a sétima posição.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião