• Carregando...
Moradores de municípios do Paraná que tiverem sob risco de tempestade serão alertados por SMS | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Moradores de municípios do Paraná que tiverem sob risco de tempestade serão alertados por SMS| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Moradores de todos os municípios do Paraná já podem receber alertas sobre tempestades por mensagens de texto. O serviço entrou em funcionamento no estado na última segunda-feira (16) e pode ser utilizada sem qualquer custo. Os avisos incluem a previsão de chuvas de granizo, tempestades e vendavais. Para recebê-los, basta enviar uma mensagem de texto com o seu CEP para o número 40199. Para facilitar, as operadoras devem enviar uma SMS oferecendo o serviço.

Leia também: Frio de outubro: temperaturas estão mais baixas do que o normal em Curitiba?

Segundo a Defesa Civil do estado, o sistema em uso foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil e começou a funcionar em junho, como projeto-piloto, nos cinco municípios paranaenses que apresentam o maior número de ocorrências de tempestades severas: Prudentópolis, Santo Antônio do Sudoeste, Querência do Norte, Salto do Lontra e Rondon.

Mensagem que está sendo enviada para celulares de moradores do PR: na resposta, é só digitar CEP dos locais para os quais quer o alerta

Sem publicidade suficiente, a adesão nestas cidades foi baixa, mas, com a expansão para todo o estado, a Defesa Civil espera que o projeto ganhe força. “A ideia é que a população receba no seu celular, de maneira gratuita, informações sobre eventos meteorológicos mais severos justamente para minimizar os impactos”, explicou o chefe do setor Operacional da Defesa Civil do PR, capitão Romero Nunes da Silva Filho.

Leia mais: Japão doa radar meteorológico ao Paraná que “enxerga” dentro da nuvem

De acordo com a capitão, o recebimento e o envio de mensagens - sempre pelo número 40199 - é de graça. A gratuidade é amparada em lei de 2014 que obriga as empresas de telefonia móvel a transmitir sem custo informações de alerta à população sobre risco de desastre. E vale o destaque: “Não precisa digitar CPF, número de conta, nada disso. É só responder com o CEP mesmo”, ressalta o capitão.

Atualmente, no Paraná, também já são enviados alertas por SMS aos gestores municipais e à rede estadual de Defesa Civil. O projeto deverá ganhar todas as cidades brasileiras até março de 2018.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]