Além de lazer à população, o Parque Barigui, em Curitiba, também vai gerar energia elétrica. Uma pequena hidrelétrica será construída no vertedouro do lago do parque e será capaz de gerar 21,6 mil Kwh por mês - o suficiente para o consumo de 135 residências.
O sistema vai ser instalado graças à uma parceria com a Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (ABRAPCH), que doou uma turbina helicoidal à prefeitura. A energia produzida será repassada ao sistema da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), que vai gerar créditos a serem compensados nas faturas de luz do município. A expectativa é que a prefeitura economize R$ 132 mil por mês com a transação.
- Leia também - Carcereiro suspeito de facilitar fuga de Piraquara é preso com um Porsche
A usina será batizada com o nome do engenheiro Nicolau Klüppel, uma das referências no planejamento urbano de Curitiba, integrante do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), que morreu em outubro de 2016, aos 86 anos.
Klüppel foi um dos precursores do uso de lagos para captação de água e solução às enchentes. Assim nasceram alguns dos principais parques da cidade, como o próprio Barigui e o São Lourenço.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista