Quem gosta de cachorro vai ganhar um novo espaço na Região Metropolitana de Curitiba para passear com seu melhor amigo. A prefeitura de Pinhais vai construir um parque com espaço exclusivo para a recreação de cães, conhecido como “Parcão”. O espaço ficará dentro do projeto do Parque Linear, que está sendo feito nas margens do rio Atuba. A previsão é de que o novo espaço será inaugurado no segundo semestre deste ano.
RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp
O local possui aproximadamente 10 mil metros quadrados e terá uma pista de agility (espaço para atividades físicas para os animais) cercada, para os cães poderem ficar solto. Além disso, o espaço será todo temático, com a presença de bancos em formato de osso.
De acordo com a secretaria de Meio Ambiente do município, Rosana Boeira Ilheu, o projeto é algo pensando há tempos. “Sempre se falava aqui em ter um espaço compartilhado para uso dos animais e agora esse local vai integrar o Parque Linear”, ressalta.
A ideia ganhou força após a inauguração do Parque das Águas, em novembro do ano passado, quando a população foi consultada sobre ir ao parque com animais de estimação, já que no Bosque Municipal a prática é proibida. “Fizemos uma enquete e vimos que a maior da população é a favor de ir ao parque com cachorros, então vimos que seria uma boa ter um espaço especial para isto”, explica Rosana.
A inspiração para a construção de um espaço temático veio da televisão norte-americana, com o reality show “O Sócio”. “No programa, um empresário investe em alguns projetos e vimos um que era de uma praça exclusiva para recreação de cachorros e pensamos em criar uma área assim aqui”, conta o diretor administrativo da Secretária do Meio Ambiente de Pinhais, Ramon Torres Zaleski. A intenção é "copiar" espaços que já existem nos Estados Unidos. “Pesquisamos e vimos que tem bastantes lugares como esse”, destaca.
Os acessórios do local serão feitos pela própria Secretária do Meio Ambiente em sua oficina. “Temos uma estrutura bem equipada, o que vai fazer com que a obra tenha um custo menor”, relata o diretor administrativo. Os bancos em forma de osso, por exemplo, já estão sendo construídos.
Além da novidade de ter um espaço para o nicho específico, a ideia é usar o local para fazer feira de adoções. “Nós já fazemos essa feira uma vez por mês e com a criação Parcão esperamos que se intensifique”, afirma Zaleski.
O parque ficará na Rodovia João Leopoldo Jacomel, s/n, na divisa de Pinhais com Curitiba.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Deixe sua opinião