Para enfrentarem as baixas temperaturas do inverno com o mesmo colorido que apresentam no restante do ano, Curitiba recebe esta semana cerca de 250 mil flores em seus parques, praças, canteiros e jardinetes. As novas mudas são de espécies que se adaptam melhor ao clima mais frio e devem resistir ao vento e à geada, garantindo flores mesmo na época mais gelada do ano.
No Jardim Botânico,os serviços foram encerrados na última terça-feira (26) com o plantio de 75 mil bocas-de-leão. Ali, os canteiros centrais ganharam flores na cor rosa e os demais espaços receberam mudas de cores variadas. Já os frequentadores do Parque Barigui vão se deparar com centenas de petúnias e, na avenida que liga o Centro da cidade ao bairro Santa Felicidade, foram plantadas mudas de amor-perfeito.
Veja também: Casa do Estudante Nipo-Brasileira abre seleção para novos moradores
Todo o trabalho deve ser encerrado nesta sexta-feira (29) e a expectativa é de que as flores permaneçam belas até a próxima troca, em setembro, perto da transição para a primavera. “As flores, em geral, são trocadas com a frequência aproximada de três meses, respeitando o ciclo de vida da planta”, explica o diretor do Departamento de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff.
Só que será preciso esperar um pouco mais para poder ver o inverno mais colorido. Isso porque a prefeitura plantou apenas as mudas e as plantas precisam ainda de mais algumas semanas para poderem florescer e dar o novo tom da estação. As mudas foram produzidas no Horto Municipal do Guabirotuba e as cores foram escolhidas especialmente para contrastar com os dias mais cinzas.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Deixe sua opinião