A nova linha Ligeirão Norte-Sul começou a circular na manha desta quarta-feira (28), ligando o Terminal Santa Cândida à estação-tubo Bento Viana, próxima à Praça do Japão, no bairro Batel. A primeira viagem da nova linha, para a qual foram adquiridos 25 novos biarticulados, ficou dentro do tempo previsto pela Urbs - a empresa municipal que gerencia o transporte público de Curitiba. Partindo do Batel, o ônibus levou 25 minutos até chegar ao Santa Cândida - a promessa é de que o Ligeirão Norte-Sul reduza o tempo do trajeto justamente de 40 minutos para 25 minutos. Entretanto, na primeira corrida o Ligeirão partiu com 30 minutos de atraso da estação Bento Viana: saiu às 6h40. O motivo do atraso seria uma sessão de fotos dos novos veículos feita pela prefeitura.
Nas primeiras corridas, os passageiros se mostraram um pouco perdidos com o novo Ligeirão. O cobrador de uma das estações-tubo do trajeto relata que muitos passageiros estavam desinformados que a linha passava a circular nesta quarta, véspera do aniversário de 325 anos de Curitiba. A consequência disso era que nas primeiras viagens os biarticulados circularam praticamente vazios. O intervalo de cada viagem é de seis em seis minutos.
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Por causa da desinformação sobre a nova linha, no Terminal Santa Cândida os pontos de embarque do biarticulado Santa Cândida-Capão Raso estavam cheios, enquanto que poucas pessoas embarcavam no novo Ligeirão. A situação só começou a se inverter com a ação de funcionários da Urbs, que forneciam informações aos passageiros da nova linha. A partir de então, os ônibus passaram a sair cheios do terminal.
Rosimeire Rodrigues Moura, 46 anos, trabalha numa metalúrgica na CIC. Todos os dias usa a linha Santa Cândida-Capão Raso para voltar para casa, no Santa Cândida. Nesta quarta, ela pegou a linha normal até a Praça do Japão e, de lá, embarcou na nova linha. Achou tudo mais confortável, mas acredita que a divulgação poderia ter sido melhor organizada. “Eu soube porque tinha gente entrando panfleto no terminal do Capão Raso. Vou ver como é, mas se economiza tempo já está valendo”. Rosimeira explica que faz o trajeto normalmente em uma hora e nesta quarta levou 15 minutos a menos no trajeto. “Foi bom. Mais rápido, mais vazio. Vou usar direto”, elogia.
Magda Alves, de 54 anos, que trabalha em uma clínica ao lado da Praça do Japão, se animou com a possibilidade de fazer viagens mais rápidas. Mas também reclamou da falta de informação no primeiro dia do Ligeirão. “Se tivessem divulgado antes os horários, eu poderia ter saído mais tarde de casa. Mas ninguém sabia de nada”, reclama. Mas, a partir de agora, ela reconhece que a nova linha vai ajudar. “Para mim vai ser uma não na roda. Tinha vezes que linha normal levava até uma hora para ir do Santa Cândida à Praça do Japão. Agora mais rápido vai ser bom demais. Sem contar que dá para ir tranquila, sentada”, comemora.
Muitos passageiros reclamaram de atrasos na linha Santa Cândida-Capão Raso. “O desembarque virou uma bagunça e a demora da linha tradicional está um exagero. Não é todo mundo que vai parar só nos tubos da nova linha. Eles não de deram conta disso? Já passaram cinco ligeirões e agora que vem o Santa Cândida normal”, reclamou a atendente de lotérica Dinora Oliveira, 42 anos, por vola de 7h30.
Os fiscais da Urbs no Terminal Santa Cândida afirmam que houve uma readequação nos horários do Santa Cândida-Capão Raso, uma espécie de divisão desses horários entre as duas novas linhas. Já o presidente da Urbs, Ogeny Maia, nega que tenha havido redução nos horários dos ônibus da linha Santa Cândida-Capão Raso. Ele disse que o problema relatado pelos passageiros durante boa parte da manhã foi consequência da inauguração do Ligeirão. “Não é que houve redução. Houve um atraso”, afirmou.
Mesmo assim, Maia confirmou que as tabelas de horários continuarão a sofrer modificações até que toda a logística comece a funcionar dentro da normalidade. “Certamente as pessoas devem migrar para o Ligeirao. Essa migração será avaliada pela equipe da Urbs e vai ser feito uma readequação das linhas por conta disso”, completa.
Biarticulados novos
Os novos biarticulados do Ligeirão Norte-Sul incluem novidades como aumento da capacidade para 270 passageiros, 20 a mais do que no modelo anterior. Outra diferença é um sistema inteligente que permite que sejam controlados remotamente.
Quem for embarcar na nova linha deve ficar atento às plataformas usadas nos terminais e tubos, que irão sofrer algumas mudanças para receber o ligeirão. De acordo com a Urbs, o embarque de passageiros nos terminais Cabral e Santa Cândida, no sentido Centro, será feito na primeira plataforma, por exemplo. Como as duas linhas - tanto a expresso, quanto a ligeirão - serão operadas por veículos vermelhos, quem usa o sistema precisa estar alerta para não confundi-las.
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