A passarela de concreto sobre a Linha Verde, na região do Tarumã, entre a sede-administrativa da Unimed e o Santuário Nossa Senhora de Fátima, será demolida neste feriado de Corpus Christi (03/06), exigindo um bloqueio parcial no trânsito de cerca de 11 horas.
Cadastre-se e receba as principais notícias do PR no celular
Curiosamente, a estrutura de concreto, construída há 34 anos, ganhou um “banho de tinta” em 19 de fevereiro deste ano, quando as obras da nova estrutura que irá substituí-la já tinham sido iniciadas. Quem fez a manutenção não descuidou de pintar a velha passarela da mesma cor da nova, um verde-musgo escuro que aparenta cobrir melhor as pichações.
Questionada do porquê da pintura, visto que a passarela já tinha poucas semanas de vida útil, a Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba informou que o trabalho foi feito “dentro do contrato de manutenção e zeladoria da Linha Verde”. “As equipes trabalham com cronogramas pré-estabelecidos e pagamentos mensais para manter bons serviços aos usuários da via”, informou a secretaria. A prefeitura não soube informar o custo da pintura, que estaria diluído no contrato de manutenção.
A passarela de concreto está sendo demolida agora porque as alturas nas extremidades, segundo a Secretaria de Obras, “são inferiores às previstas nas atuais normas rodoviárias, que exigem gabarito maior”. A passarela antiga também é mais estreita e, portanto, ocupa nas laterais um espaço que será destinado a vias de acesso local à Linha Verde. A nova passarela foi projetada com altura de 5,5 metros, visando garantir o trânsito de veículos mais altos (até 4,7m), sem risco de acidentes, e também está adequada às normas de acessibilidade vigentes. A passarela antiga, segundo a prefeitura, tinha rampa com inclinação maior do que a mínima exigida.
De acordo com a prefeitura, somente a proximidade de um colégio (Colégio Nossa Senhora de Fátima) já justificaria a necessidade de uma passarela no local, sem contar a vizinhança de uma igreja, escritórios e supermercado.
Quanto custou a nova passarela da Linha Verde?
O contrato para construção da nova passarela, em aço, é de R$ 3,75 milhões e inclui a construção do equipamento, demolição da antiga estrutura e serviços acessórios, como a relocação da rede elétrica.
A demolição da estrutura deve iniciar às 7h desta quinta-feira com previsão de término até as 18h. Na véspera, operários já rasgavam as vigas de concreto, preparando o trabalho dos guindastes.
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso