Na véspera do início do feriado prolongado do Trabalho, o Pico de Matinhos, em Matinhos, no Litoral do Paraná, foi interditado pela prefeitura do município. Segundo a administração municipal, que anunciou a restrição de acesso nesta quinta-feira (26), o motivo são as intervenções que serão feitas no ponto para agregar mais segurança ao ponto turístico.
A interdição começa a valer já na manhã desta sexta (27). De acordo com a prefeitura, o projeto de revitalização prevê, além de mais segurança, mais acessibilidade às pessoas. A troca das estruturas terão custo de R$ 1 milhão, com previsão de término ainda antes do começo da temporada deste ano.
Leia também: Placas com restrição de acesso à praia em Caiobá geram reclamações e são retiradas
Engorda da orla
Essa não é a única obra prevista para o município. No começo deste ano, o governo do estado acenou tirar do papel a obra de engorda da orla de Matinhos. Com a obra, o governo paranaense planeja repor 1,7 milhão de metros cúbicos de areia da praia, por meio do projeto que deve ser licitado até o segundo semestre deste ano.
As obras de revitalização devem ser feitas para evitar a erosão marítima - além de recuperar os estragos causados pela grande ressaca registrada há quase dez anos. O projeto abrangerá cerca de três quilômetros da orla, entre a Avenida Augusto Blitskow e a Rua Francisco Brener. Para isso, o gasto previsto pelo governo é de R$ 300 milhões.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares