Uma recente descoberta feita nos confins da galáxia teve participação paranaense. Uma equipe internacional de astrônomos descobriu a existência de um anel em torno do planeta-anão Haumea, localizado no Sistema Solar Exterior. Entre os pesquisadores que participaram da descoberta estão o professor Felipe Braga Ribas e a aluna Flávia L. Rommel, do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Leia também: Horário de Verão começa no fim de semana; saiba o que fazer com seu relógio
Os paranaenses ajudaram a desenvolver um novo método considerado mais eficiente e complexo, permitindo a observação de corpos celestes pequenos de baixa luminosidade localizados em pontos muito distantes da galáxia a partir de ocultações estrelares, ou seja, quando esses objetos passam na frente de uma estrela. O pesquisador da UTFPR foi um dos pioneiros na aplicação desse método.
A partir disso, os cientistas puderam não apenas evidenciar a presença desses anéis como ainda abriu mais questões sobre a evolução dos objetos no Sistema Solar. Em um artigo publicado na última edição da revista Nature, uma das mais conceituadas publicações científicas do mundo, os astrônomos apresentam as principais características físicas do Haumea, como tamanho, forma e densidade.
Apesar do peso da descoberta, Ribas destaca que esse é apenas o início de uma nova leva de questionamentos. “Os próximos passos são continuar observando esse objeto, fazer modelos e simulações sobre esse anel, ver como esse anel pode ou não evoluir, tentar entender do que ele é formado e qual a influência da rotação do Haumea, que é muito elevada, para a formação desse anel”, explica.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião