Muito mais do que a esperada queda nas temperaturas, o inverno é uma estação que pode trazer presenças inusitadas ao Litoral do Paraná. Nesta quarta-feira (19), por exemplo, um pinguim e um lobo-marinho foram registrados nas praias do estado.
Confira os vídeos do pinguim e do lobo-marinho animais encontrados nas praias do PR
Encontrado por volta das 8h na praia de Encantadas, na Ilha do Mel, o pinguim foi filmado por Kaue Alapont, morador do local e proprietário de estabelecimentos na ilha. “Eu estava verificando a situação das ondas da praia, para emitir um boletim, quando o encontrei. Ele estava meio arisco e não cheguei a encostar no animal”, explica. Na opinião de Alapont, que chegou a pensar em tentar devolvê-lo para o mar, o pinguim parecia machucado: “Fiquei com a impressão de que ele estava manco, então logo acionei o Projeto de Monitoramento de Praias para resgatá-lo”.
O Projeto Monitoramento de Praias (PMP) do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é responsável por ocorrências relacionadas a animais marinhos no litoral paranaense. Por isso, na manhã desta quarta, a entidade se encarregou de resgatar o lobo-marinho registrado no Balneário Canoas, em Pontal do Paraná. A presença do animal foi informada por moradores locais por meio do telefone de contato do órgão. De acordo com nota do CEM, a espécie tem origem subantártica, mede 1,45 m, e tem massa de cerca de 80 kg. Apesar do peso - considerado baixo para a espécie - o CEM explica que o animal estava ativo e retornou a água logo após o atendimento.
Sobre o estado de saúde do pinguim, enquanto isso, o CEM ainda não tem um parecer. O animal deve receber atendimento nas próximas horas e ter amostras coletadas, o que irá auxiliar na avaliação da saúde do animal, e na conservação da espécie e do ecossistema marinho.
Como proceder
A presença de animais como esses é relativamente comum no Litoral do Paraná durante o inverno, período em que se deslocam para escapar do frio mais ao sul. “A partir do mês de maio, quando começam a chegar as frente frias, até mais ou menos setembro ou outubro, esses animais chegam por aqui”, conta a bióloga e coordenadora do Laboratório de Ecologia e Conservação do CEM, Camila Domit.
Ainda assim, a indicação do CEM é que, ao encontrar animais marinhos, não haja contato físico. Também deve-se isolar a área e evitar contato com cachorros, por exemplo. Por fim, é necessário acionar a entidade, que realiza o acompanhamento das espécies.
Para acionar o CEM ao encontrar um animal marinho, basta telefonar para 0800-6423341.
Veja os vídeos dos animais no Litoral do Paraná
Lobo-marinho no Balneário Canoas
Vídeo: De Olho no Litoral
Pinguim na Praia de Encantadas, Ilha do Mel
Vídeo: Kaue Alapont
Colaborou: Cecília Tümler
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia