
Muitos passageiros estão embarcando errado no Ligeirão Norte-Sul, no primeiro dia de circulação da nova linha na manhã desta quarta-feira (28), entre o Terminal Santa Cândida e a estação-tubo Bento Viana, perto da Praça do Japão, no Batel. Ao ponto de o próprio prefeito Rafael Greca (PMN) ter de informar uma passageira de que estava no ônibus errado em uma das primeiras corridas do novo ônibus na manhã desta quarta-feira (28). Para evitar esse problema, é recomendável conferir os horários do novo Ligeirão.
Duas coisas têm gerado dúvidas aos passageiros no primeiro dia da nova linha: o local de embarque e a cor do biarticulado. No caso do embarque, muitos passageiros estão entrando no novo Ligeirão acreditando ser a linha Santa Cândida-Capão Raso. Isso porque a plataforma de embarque da antiga linha está sendo usada para os passageiros entrarem no Ligeirão Norte-Sul.
- Leia mais - Caos no trânsito nesta quarta: Lula e Bolsonaro em Curitiba, novo ligeirão, futebol, novenas e chuva
A cor do ônibus também tem surpreendido os passageiros. Ao contrário do Ligeirão Pinheirinho-Carlos Gomes, lançado em 2011 e que é da cor azul, o Ligeirão Norte-Sul é vermelho,assim como os outros biarticulados, entre eles o Santa Candida-Capão Raso, que faz praticamente o mesmo trajeto que a nova linha.
- Leia também - Após noite de enchentes, chuva deve se intensificar nesta quarta em Curitiba
Na viagem que fez no ônibus na manhã desta terça junto com a vice-governadora Cida Borghetti, que assume o governo do estado semana que vem com a renúncia de Beto Richa para disputar o Senado, Greca puxou papo com a aposentada Carmem Portella dos Santos, de 67 anos. Na conversa, o prefeito descobriu que a passageira havia se confundido e, ao invés do Santa Cândida-Capão Raso, acabou entrando no Ligeirão Norte-Sul. No bate-papo, o prefeito avisou Carmem que o ônibus não iria até o Capão Raso, onde ela teria de descer, e a orientou a desembarcar na estação Bento Viana e pegar o outro ônibus.
“Achei confuso. Naquela plataforma eu sempre pegava o biarticulado normal, que vai até o terminal do Capão Raso. Não sabia que esse era diferente”, lamentou a Carmem.
Nas primeiras viagens da linha, logo cedo, outros passageiros também se confundiram. Para orientar os passageiros, funcionários da Urbs - empresa municipal que gerencia o transporte público em Curitiba - entregam panfletos informando o trajeto do novo ônibus.
A Urbs afirma que os embarques errados podem estar acontecendo porque nem todos os 18 biarticulados usados na inauguração da linha nesta quarta são dos 25 novos modelos recém-adquiridos. Desta forma, alguns deles ainda não estão identificados com adesivos que informa que o veículo é da Linha Ligeirão Norte-Sul. Portanto, a orientação é para que os passageiros prestem atenção no momento do embarque, até que todos os biarticulados entrem em operação.
Sobre a lotação ônibus sentido Batel já no primeiro dia de circulação, Greca disse que considera comum e que os ajustes nos próximos dias devem dar mais fôlego à linha. “Vem cheio nos horários de pico, mas como são de dois em dois minutos, quem quer espera o próximo”, disse o prefeito durante a viagem.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Deixe sua opinião