A Força Verde da Polícia Militar apreendeu 28 pássaros silvestres em uma residência e um aviário em Matinhos, litoral do Paraná, na manhã desta sexta-feira (16). A operação, no bairro Tabuleiro, aconteceu após denúncia anônima sobre a comercialização das aves. Entre os pássaros, nativos do próprio litoral do Paraná, havia um filhote de tucano, além de trinca-ferros, canários da terra e azulões - este último, uma espécie ameaçada de extinção.
- Leia também - Adolescente assassinada em desavença de trânsito é enterrada em Paranaguá
O proprietário do aviário foi encaminhado para a 1º Companhia da Força Verde em Matinhos para lavratura de Termo Circunstanciado. O Ministério Público e o Instituto Ambienatl do Paraná (IAP) foram notificados da apreensão.
- Veja também - Emissora de TV é alvo de atentado com coquetel molotov em Curitiba
Os animais foram encontrados pela Força Verde por volta de 8h30 na casa e no aviário do suspeito. “Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão encontramos quatro pássaros no aviário e mais 24 na residência. Também localizamos comprovantes de venda das aves”, explica o capitão Durval Tavares, comandante da 1ª Companhia da Força Verde. Também foram apreendidas gaiolas e armadilhas utilizadas na captura das aves na mata.
A Força Verde reforça que a população pode contribuir com a preservação da fauna e da flora denunciando crimes ambientais, que podem ser feitas pelo telefone 181. O capitão Tavares também enfatiza para que a população não adquira animais silvestres que não tenham procedência de origem.
Auditoria no Fies e Prouni expõe inadimplência de 51% e saldo devedor de R$ 109 bilhões
Pacheco deixou engatilhado novo Código Civil um dia antes de fechar mandato
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
Davi Alcolumbre e Hugo Motta vão enterrar o PL da Anistia?
Deixe sua opinião