Uma ação policial, que terminou com um rapaz morto, levou pânico aos frequentadores da Praça da Espanha, no bairro Bigorrilho, em Curitiba, na madrugada deste domingo (12).
A situação, conforme a Polícia Militar, começou na Rua Vicente Machado, onde o jovem, num Corsa branco, teria fugido da abordagem da Rondas Ostensivas Tático Motorizadas (Rotam), do 12.º Batalhão. Teria, inclusive, colocado o carro em cima de alguns policiais, mas não chegou a atingir nenhum deles.
Conforme nota da PM divulgada na tarde de domingo, em patrulhamento pela Vicente Machado a equipe policial viu um homem manuseando arma de fogo dentro do veículo e tentou abordá-lo, mas o motorista arrancou com o veículo. Na fuga o carro colidiu com um Voyage e não parou.
Já na Rua Fernando Simas o veículo parou e a equipe tentou nova abordagem, mas o rapaz engatou marcha à ré e quase atropelou os policiais, segundo boletim de ocorrência divulgado pelo 12º Batalhão. A nota diz que a equipe policial atirou no pneu do carro, mas como ele continuou avançando contra os policiais, atiraram novamente. A equipe, então, se aproximou e verificou que o homem estava ferido. O Siate foi acionado para socorrê-lo, mas quando chegou constatou o óbito.
Antecedentes
Segundo o 12.º Batalhão, o homem estava com uma pistola calibre 9 mm no colo. A equipe policial acionou a perícia, que recolheu a arma. O veículo Corsa foi apreendido pela equipe policial para os procedimentos.
Consultado no sistema, verificou-se que o veículo já havia fugido de uma abordagem policial em 30/03/19, após o condutor ter sido visto efetuando disparos de arma de fogo em via pública. Também consta no sistema um encaminhamento deste mesmo homem, em 2015, na cidade de Jacarezinho (PR) por conduzir veículo com CNH cassada, quando tambem fugiu da polícia.
A nota informa ainda que para toda ocorrência deste tipo, envolvendo policial militar e equipamentos da corporação, é aberto um procedimento para apurar as circunstâncias.
No horário da ocorrência, os bares e restaurantes estavam cheios e os tiros geraram pânico nos frequentadores, que buscavam se abrigar dentro dos estabelecimentos. A praça possui duas câmeras, uma da Urbs e outra da própria PM. Esta segunda deve ter captado toda a ocorrência, visto que o confronto foi quase embaixo dela.
Violência na praça
Esta não é a primeira ocorrência com morte registrada na Praça da Espanha. Em janeiro deste ano um jovem perdeu a vida após uma confusão generalizada. De acordo com a Polícia Militar, que foi acionada para atender uma possível briga, o rapaz de 21 anos levou dois tiros e morreu no local. O suspeito de ser o autor do crime foi preso no mês passado, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais.