Equipes da Polícia Militar (PM) irão acompanhar dois atos em apoio ao candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) marcados para este sábado (6) em Curitiba. A partir das 9h, cerca de três mil veículos – conforme estimativa dos organizadores - devem sair do Parque Barigui em uma carreata com destino à loja Havan da Linha Verde, no bairro Prado Velho. Em um segundo ato, às 15h, a expectativa é de que 10 mil pessoas participem de uma caminhada, da Praça Santos Andrade até a Boca Maldita, no Centro. Os atos são organizados por grupos como República de Curitiba, Curitiba Contra a Corrupção e Acampamento Lava Jato.
Leia também: PM passa a atender ocorrências via aplicativo em Curitiba e região
Segundo a PM, as estratégias para acompanhar os eventos serão definidas em tempo real com o auxílio da Central de Operações Policiais Militares (Copom), conforme a movimentação dos atos. Nessas situações, os efetivos conversam com as lideranças do movimento para garantir que a manifestação seja pacífica e sem confusões, conforme explica o chefe do Estado Maior da PM, o coronel Antonio Zanatta Neto.
Confira no mapa as ruas pelas quais a carreata vai passar
“ Nos organizamos para dar condições favoráveis para que estes atos sejam respeitados e para que não haja provocações de outros grupos. Neste momento, observamos que as pessoas estão mais alteradas, com paixões exacerbadas e radicalismo. Nossa primeira intervenção é sempre no sentido do diálogo e pedimos para que os participantes exerçam a democracia com respeito”, aponta.
Saiba mais: Golpe do doce: Fundação de Ação Social de Curitiba alerta que não pede doações
Além do monitoramento das ruas, a corporação também informou que ficará alerta a situações de vandalismo, violência e excessos. Neste caso, todos os órgãos da PM como o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e o Corpo de Bombeiros também ficam à disposição para apoiar a operação caso seja necessário. Para essas eleições especialmente, 10 mil policiais irão reforçar a segurança em todo o estado.
Saiba mais: Grupos pró e contra Bolsonaro planejam manifestações pelo Brasil na véspera do 1º turno
Trânsito
De acordo com a Superintendência Municipal de Trânsito (Setran), agentes farão rondas e fiscalizações nos locais de manifestação. Bloqueios de trânsito não estão confirmados, mas pode haver lentidão para o motorista em alguns momentos. A carreata, por exemplo, irá durar duas horas e meia e, durante o trajeto, os manifestantes irão passar por vias importantes como Cândido Hartmann, Padre Agostinho, além da avenidas Presidente Arthur Bernardes e Presidente Kennedy .
Já na caminhada, os participantes seguirão trajeto pela Rua XV de Novembro. O trecho é exclusivo para pedestres, mas há cruzamentos com vias importantes da região central como a Avenida Marechal Floriano Peixoto e a Alameda Doutor Muricy.
Menos é mais? Como são as experiências de jornada 4×3 em outros países
Banco americano rebaixa Brasil e sobe classificação das ações da Argentina
Ministro da Defesa diz que investigação vai acabar com suspeitas sobre Forças Armadas
Janja “causa” e leva oposição a pedir regras de conduta para primeiras-damas