Suspeitos de envolvimento com a prática do jogo Baleia Azul, desafio que propõe desafios que culminam com a morte de jovens, no Paraná e em mais quatro estados serão investigados pela Polícia Federal. A medida, determinada pelo ministro da Justiça, Osmar Serraglio, foi divulgada nesta quarta-feira (26), uma semana após uma onda de casos de tentativa de suicídio e automutilação envolvendo adolescentes ser registrada no país. Em Curitiba, pelo menos oito situações foram atendidas em unidades de pronto atendimento (UPA’s) da cidade. O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), chegou a fazer um apelo para a comunidade, nas redes sociais, para combater o que ele denominou, na ocasião, de “praga moderna”.
INFOGRÁFICO: Saiba identificar se o jovem está no jogo Baleia Azul e como denunciar
Leia também: O relato do blogueiro da Gazeta do Povo que tentou jogar game de suicídio
Segundo o Ministério da Justiça, as investigações foram designadas para a PF depois de pedidos feitos por Greca e os deputados federais Laudívio Carvalho (SD-MG), Carmen Zanoto (PPS-SC), Pollyana Gama (PPS-SP) e Eliziane Gama (PPS-MA). Eles relataram ao ministério a adesão dos adolescentes ao jogo no Paraná, Minas Gerais, Pernambuco, Maranhã e Amazonas.
Há o registro no país de pelo menos três mortes que podem ligadas ao Baleia Azul. Os casos ocorreram em Belo Horizonte e Pará de Minas, em Minas Gerais, e em Arcoverde, em Pernambuco. No Rio de Janeiro, há quatro casos em investigação pela Polícia Civil.
As situações do Paraná também estão sendo apuradas pelo Centro de Operações Especiais (Cope).
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião