Um jovem de 20 anos que usava tornozeleira eletrônica foi preso na última segunda-feira (23) pela Polícia Civil por ter roubado o carro usado na execução do professor de artes marciais Jean Carlo Palhano, 34 anos, no último mês de agosto, em Curitiba. O assassinato, premeditado e motivado por causa de dívidas com o tráfico de drogas, foi em frente a uma academia de lutas no bairro Vila Guaíra. A prisão do suspeito ajudou a polícia a fechar a cena do crime e a identificar outros três homens envolvidos no caso.
O rapaz foi detido na casa da mãe dele, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Além de ser reconhecido pelo dono do veículo levado e usado pelos assassinos do professor, o jovem confessou o roubo. Na garagem da residência onde foi feita a prisão, os policiais encontraram ainda outro veículo com alerta de furto registrado no sábado (21), também na CIC.
Com esta primeira prisão, a polícia conseguiu identificar o mandante do crime, um traficante de 36 anos que está foragido desde 2011 por crimes como tráfico e homicídio. Outro homem ligado à execução, de 26 anos, também está sendo procurado, bem como uma segunda pessoa que teria ajudado no roubo do carro - crime encomendado por R$ 1,5 mil.
Durante as investigações, a polícia confirmou ainda a suspeita de o assassinato ter relação com o tráfico. Conforme o levantado pelos policiais, a vítima tinha acumulado uma dívida de R$ 7 mil com o traficante que premeditou o crime. "Ele estava juntando dinheiro para ir trabalhar numa academia de artes marciais nos Estados Unidos, mas, infelizmente, para conseguir esse dinheiro de forma mais rápida, ele voltou ao tráfico", comentou o delegado Tiago Nóbrega, da Divisão de Homicídios e Proteção à Polícia (DHPP).
De acordo com Nóbrega, antes de ser assassinado Palhano já vinha recebendo ameaças. Ele foi morto por volta das 19h30, depois de uma aula, enquanto conversava com outras duas pessoas em frente à academia. Vídeo divulgado pela Polícia Civil mostra o momento em que dois homens se aproximam do grupo e começam a atirar. Contra o professor foram disparados cerca de 30 tiros, sendo que dez o acertaram.
Enquanto Milei dá exemplo de recuperação na Argentina, Lula mergulha Brasil em crises
Dois anos que exigirão uma longa reconstrução
Quem é Evelyn Matthei, candidata de direita que pode se tornar a nova presidente do Chile
Crime organizado: 23 milhões de pessoas estão em áreas dominadas por 72 facções e milícias