Tradicional polo de tecidos de Curitiba, a Rua Dr. Bley Zornig, no Boqueirão, será revitalizada. Com cerca de 600 empresas do ramo têxtil, o endereço é referência para quem compra tecidos, cortinas e materiais para casa.
O projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) prevê melhorias em seis quadras da Bley Zornig, entre a Av. Marechal Floriano Peixoto e a Rua Carlos Essenfelder, em um trecho de 750 metros e 187 estabelecimentos comerciais. A revitalização compreende a construção de um largo elevado no cruzamento com a Avenida Nossa Senhora da Paz para diminuir a velocidade dos veículos e dar mais segurança aos pedestres que cruzam a rua.
Leia também - Morre Frans Krajcberg, o artista que brigou com o descaso da prefeitura de Curitiba
A elevação também dará mais destaque à galeria comercial. “O balão formado pelo cruzamento favoreceu a criação deste espaço, onde se pretende inserir um grande totem com vitrines coloridas, que funciona como um marco visual e que corresponde à lógica do comércio local”, afirma o arquiteto José Marcos Novak, autor do projeto.
O arruamento terá ênfase de arborização e mobilidade. O mobiliário urbano privilegiará o pedestre, com a padronização das calçadas. Também está planejada uma ciclovia. As ruas secundárias do entorno também receberão uma nova infraestrutura de estacionamentos.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”