Assunto sempre polêmico em Curitiba e nas cidades da RMC, a cobrança do Estacionamento Regulamentado (Estar) divide opiniões. Um dos motivos apontados por quem discorda de ter que fazer esse pagamento é a dificuldade em conseguir comprar os talões ou créditos - dependendo da cidade. Essa foi uma das questões que levaram Araucária a acabar com esse serviço.
A Secretaria Municipal de Urbanismo de Araucária explica que a cobrança realizada atualmente tem gerado diversas reclamações de usuários, que sentem dificuldade na hora de comprar créditos ou identificar se as notificações foram validadas. “Os motoristas não sabem onde pagar porque não há divulgação disso, e as empresas que vendem os créditos também têm dificuldades para operar o sistema”, explicou Reginaldo Cordeiro, secretário da pasta.
Dessa forma, a partir do mês que vem, moradores da cidade não pagarão mais o EstaR. O contrato com a empresa responsável pela cobrança vence dia 11 de novembro, e não foi renovado pela prefeitura. Com isso, as ararinhas – como são conhecidas as funcionárias de uniforme azul responsáveis pela cobrança na cidade – vão deixar as ruas centrais do município, enquanto motoristas poderão estacionar seus automóveis gratuitamente nas vagas disponíveis.
Além disso, Cordeiro explica que a prefeitura precisou disponibilizar quatro agentes de trânsito para validar as notificações, pois os monitores responsáveis não possuem autorização legal para isso. “Agentes que deveriam fiscalizar o trânsito estavam trabalhando somente nessa validação, o que tornou o contrato com a empresa custoso para o município”.
Segundo ele, o serviço é realizado atualmente pela empresa Serttel Ltda, que repassa aos cofres públicos 15% do valor arrecadado com o serviço de EstaR. No entanto, o secretário explica que esse repasse fica em torno de R$ 12 mil mensais, valor insuficiente para cobrir os custos para manutenção do serviço.
Estudo de comportamento
Diante da insatisfação gerada, a prefeitura não renovou o contrato, o que deixará a região central sem cobrança de EstaR. No entanto, a secretaria promete monitorar o comportamento dos motoristas na utilização das vagas espalhadas pelas ruas centrais da cidade e ouvir motoristas e comerciantes a respeito da mudança.
“Queremos saber a opinião dos usuários e também do nosso comércio, que precisa de vagas para seus clientes”, informou Cordeiro. As opiniões podem ser transmitidas à secretaria de trânsito pelo telefone 3614-1444 ou diretamente na Ouvidoria da prefeitura pelo 3614-1497.
Caso a população decida retomar o estacionamento rotativo em 2018, será escolhido um modelo diferente e um novo edital de licitação será publicado.
Orientação
Como a cobrança do EstaR continua até dia 11 de novembro e não há previsão para seu retorno, a prefeitura orienta os motoristas a não adquirirem créditos além do que precisarão utilizar até essa data. Segundo o secretário, essa medida evita dificuldades no momento do ressarcimento.
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