As nuvens são um elemento importante na dinâmica do tempo para saber o que está por vir, especialmente quando se formam rapidamente e escurecem, dando a impressão de que o mundo vai desabar. E é mais ou menos por aí mesmo. “Quanto mais escura a nuvem, pior”, alerta o meteorologista do Simepar, Lisandro Jacobsen. Isso porque quanto mais escura estiver, significa que está mais carregada de umidade e, consequentemente, com mais potencial para causar chuvas, raios e rajadas de vento. É o cenário típico do verão.
RECEBA as principais notícias de Curitiba e região no seu WhatsApp
Mas por que as nuvens escurecem? Primeiro é preciso entender como elas se formam. Basicamente é culpa do calor. O ar quente sobe na atmosfera e leva a água em forma gasosa, o vapor, e de acordo com a altura, vai esfriando e começa a se condensar. As gotas de água então se fundem com cristais de gelo da atmosfera e o resultado são as nuvens.
Nada de frio: outono ainda será quente e chuvoso em Curitiba
A quantidade de água vai influenciar na cor da nuvem. Se tiver muita umidade, é provável que fique mais densa e que se desenvolva verticalmente. Assim, quando a luz do sol bate na nuvem, é mais difícil que a atravesse e que chegue à sua base. Além disso, quanto mais água tiver na parte de baixo, melhor será a absorção de luz, dificultando que se espalhe. Por isso ao olharmos do chão, vemos a base acinzentada.
Veja também: Saiba como identificar se as árvores de Curitiba correm ou não risco de cair
E isso é sinal de que é preciso se proteger. “Se enxergou uma nuvem de tempestade mais feia, é bom procurar um local seguro porque pode vir, além de muita água, bastante raios”, sugere Jacobsen.
Essa situação se desenvolve rapidamente e por isso é comum que as nuvens se formem numa região e em outra muito próxima tenha apenas céu azul. “As nuvens não obedecem uma regra, senão teríamos chuva sempre no mesmo lugar. No verão isso é ainda mais comum”, explica Jacobsen. Ele acrescenta que esse cenário só existe quando não há outro sistema atuando, como as frentes frias que se formam em outro lugar e chegam trazendo nebulosidade e chuvas contínuas.