A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), que gerencia o transporte público nos municípios metropolitanos, prometeu uma vistoria específica nos suportes de sustentação das portas dos veículos que integram a frota do sistema. Foi essa a peça que falhou e fez com que a porta de um ônibus da linha Curitiba/Rio Branco caísse no meio do trajeto, enquanto passava pela Rua Nilo Peçanha, no bairro Bom Retiro, na capital, na manhã desta quinta-feira (25). Por pouco, o caso não virou tragédia.
RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp
Em um comunicado, a Comec informou que considera o acidente como algo inexplicável do ponto de vista técnico. “A peça é feita de aço 1020 maciço, extremamente resistente", descreveu o órgão em referência ao material que compõe o elemento. "Nos 14 anos de atuação, nunca havíamos tido um caso desse ”, acrescentou a nota.
A Coordenação explicou ainda que a última vistoria do ônibus - fabricado em 2012 e agora na metade de sua vida útil - foi feita há seis meses, o que está dentro do padrão normativo, já que a lei estabelece que vistorias devam ser feitas pelo menos uma vez ao ano. Até agora, a peça que foi danificada nunca havia apresentado problemas e era original de fábrica.
Conforme o órgão, a revisão nos demais veículos será feita especificamente no suporte de sustentação para que o caso não se repita em outros ônibus. Quanto às demais partes dos carros, a Comec disse que já passam por revisão regularmente.
Revolta
O caso gerou revolta entre os passageiros. O técnico eletricista Édi Carlos Pedroso estava dentro do coletivo na hora do incidente e registrou o ocorrido em suas redes sociais. Em um vídeo publicado em sua página, é possível ver o cobrador do veículo carregando a porta que ficou para trás pela calçada.
No fundo, é possível ouvir os passageiros, que se dividem em dar risada do ocorrido e protestar pelo fato.
Conforme relatou o técnico, o ônibus estava lotado na hora do acidente e que, por questão de apenas alguns metros, ninguém se machucou. "Todo mundo que estava apoiado na porta desceu no ponto que fica na frente do mercado", disse.
A Comec informou que o veículo com a peça danificada foi recolhido e teve o material substituído.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Deixe sua opinião