A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), que gerencia o transporte público nos municípios metropolitanos, prometeu uma vistoria específica nos suportes de sustentação das portas dos veículos que integram a frota do sistema. Foi essa a peça que falhou e fez com que a porta de um ônibus da linha Curitiba/Rio Branco caísse no meio do trajeto, enquanto passava pela Rua Nilo Peçanha, no bairro Bom Retiro, na capital, na manhã desta quinta-feira (25). Por pouco, o caso não virou tragédia.
RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp
Em um comunicado, a Comec informou que considera o acidente como algo inexplicável do ponto de vista técnico. “A peça é feita de aço 1020 maciço, extremamente resistente", descreveu o órgão em referência ao material que compõe o elemento. "Nos 14 anos de atuação, nunca havíamos tido um caso desse ”, acrescentou a nota.
A Coordenação explicou ainda que a última vistoria do ônibus - fabricado em 2012 e agora na metade de sua vida útil - foi feita há seis meses, o que está dentro do padrão normativo, já que a lei estabelece que vistorias devam ser feitas pelo menos uma vez ao ano. Até agora, a peça que foi danificada nunca havia apresentado problemas e era original de fábrica.
Conforme o órgão, a revisão nos demais veículos será feita especificamente no suporte de sustentação para que o caso não se repita em outros ônibus. Quanto às demais partes dos carros, a Comec disse que já passam por revisão regularmente.
Revolta
O caso gerou revolta entre os passageiros. O técnico eletricista Édi Carlos Pedroso estava dentro do coletivo na hora do incidente e registrou o ocorrido em suas redes sociais. Em um vídeo publicado em sua página, é possível ver o cobrador do veículo carregando a porta que ficou para trás pela calçada.
No fundo, é possível ouvir os passageiros, que se dividem em dar risada do ocorrido e protestar pelo fato.
Conforme relatou o técnico, o ônibus estava lotado na hora do acidente e que, por questão de apenas alguns metros, ninguém se machucou. "Todo mundo que estava apoiado na porta desceu no ponto que fica na frente do mercado", disse.
A Comec informou que o veículo com a peça danificada foi recolhido e teve o material substituído.
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Defensor de Natuza Nery, Gilmar Mendes tem histórico de processos contra jornalistas
O “abraço na democracia” será apenas simbólico mesmo
Governo abre ano com leilão nas Cataratas do Iguaçu após captar R$ 48 bi com concessões de rodovias